sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Como aprender a gostar de ler


Oi, gente!

Vou começar aqui no blog uma série de posts com dicas de como aprender a gostar de ler e melhorar os hábitos de leitura. Acredito que é um tema importante e que pode ajudar muitas pessoas. Como leitora compulsiva que sou eu já passei por situações bem engraçadas e curiosas. Muitas vezes as pessoas já me falaram que gostariam de gostar de ler, mas que elas não conseguem. Ou que até gostam de ler, mas nunca conseguem manter o hábito de leitura. 

Eu sempre tenho algumas respostas prontas, claro. E acredito que elas possam ajudar muitas outras pessoas. Então, se você gosta de ler, manda esse post para algum amigo que também quer aprender a gostar de ler :p

Aprender a gostar de ler está relacionado aos seus gostos gerais

Um erro muito sério quando alguém quer começar a gostar de ler ou manter um hábito de leitura contínuo é quando a pessoa começa a ler livros que ela não se interessa pelo tema. Spoiler para você: não vai dar certo. Eu nunca ouvi uma pessoa me falar que começou a amar a leitura porque os professores da escola a obrigavam a ler os livros mais chatos da biblioteca. Muito pelo contrário, vejo pessoas com trauma de leitura por causa desse mesmo motivo. 

Quando eu comecei a gostar de ler - em 2011! - foi porque eu queria muito conhece a história de Crepúsculo. Todo mundo que eu conhecia falava dos filmes e dos livros e eu estava morta de curiosidade. Fui na biblioteca municipal e fiz a matrícula apenas para pegar esse livro. Li o primeiro rapidamente e logo em seguida peguei o segundo e então o terceiro... Depois disso eu já estava acostumada a ler, afinal passei três semanas com livros nas mãos. 

Ou seja, eu só fui aprender a gostar de ler quando fui ler algo que eu me interessava, tinha curiosidade em saber sobre.

  • Como saber qual tipo de livro você vai curtir?
É bem simples. Analise o tipo de filme que você gosta de assistir. Curte ver comédia romântica? Então um livro de Chick-Lit pode ser um bom começo. Você gosta de fantasia? Qual tipo de fantasia? Procure livros que tenha esse universo. Uma boa forma também é procurar um livro de um filme que você quer muito ver. Mas, de preferência, leia antes o livro e então vá e assista o filme.

Saber o tema pelo qual você se interessa já é um passo muito bom para você aprender a gostar de ler. Mas não é o único!


Compreenda a importância da leitura

 Há muitos motivos maravilhosos para você criar o hábito da leitura. Vivemos em tempos em que a leitura tem se tornado muito importante. Primeiro, para que possamos adquirir mais conhecimento. Ler nos faz entender o mundo em diferentes perspectivas. Ler nos faz conhecer coisas novas. Ler nos faz conhecer pessoas diferentes, de diferentes lugares do mundo, conhecer novas culturas, hábitos de outros povos. Ler faz a nossa imaginação fluir e aprendemos a cultivar a criatividade.


Quando você compreende melhor a importância da leitura, você consegue aprender a gostar de ler e criar o hábito de ler por prazer.

Comece com séries de livros


Acabei de contar como foi que eu aprendi a gostar de ler. E, hoje, quando eu vejo essa história sempre penso como foi importante que eu tenha começado a ler séries de livros. Se Crepúsculo fosse um livro único talvez eu apenas o teria lido, matado minha curiosidade e deixado para ler essa história de leitura. Porém, como havia outros livros para ler em seguida, eu comecei a ler um atrás do outro, para saber mais da história que eu já tinha gostado.

Dizem que para você conseguir transformar uma atividade em hábito é importante é necessário realiza-la por 21 dias. E com certeza eu passei mais que 21 dias lendo apenas os três primeiros livros da série. Ou seja, quando eu terminei de ler Eclipse, eu já estava acostumada a ler, eu já tinha um hábito. Então foi muito mais simples começar a procurar outros livros e me interessar por outras histórias. Porque eu já tinha começado a gostar de ler.

Então, minha dica é essa: comece com séries de livros que você sabe que te interessa.

Se você é adolescente e gosta de livros românticos, recomendo muito os livros da Paula Pimenta e as séries Fazendo meu Filme e Minha vida fora de série. Se você gosta mais de fantasia e curte histórias com fantasmas, a série A Mediadora, da Meg Cabot, é excelente! Se você curte fantasia mais jovem adulto, a série Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais, da Cassandra Clare, também são ótimas opções. Se você gosta de romances arrebatadores com uma boa dose de drama, a trilogia Slammed, da Colleen Hoover, é ótima. 

Enfim, se você quiser dica para algum gosto especifico, comenta que eu posso te indicar algo que você vá curtir. Mas o importante é isso: veja o que você gosta e pesquise livros que tem continuação, assim você terá mais chance de aprender a gostar de ler e criar o hábito de leitura.

       • Lista: livros curtos e de leitura fácil para quem está começando!

Não tenha medo em abandonar livro - mas não faça isso com muita frequência


Aqui temos uma linha tênue. Primeiro, não se decepcione consigo mesmo apenas porque começou a ler uma história e a achou muito chata e não está conseguindo ler. Abandone o livro e vá para outro. Isso de começar uma leitura e ela não fluir acontece com qualquer pessoa - e continua acontecendo comigo, mesmo eu tendo já sete anos de hábito de leitura. Nem todo livro vai me prender, eu não vou gostar de todo livro (mesmo aqueles que todo mundo parece amar...) Não se cobre tanto assim!

Mas... tome cuidado para que isso de abandonar as leituras e não termina-las não se torne também um hábito. Ou seja, tenha uma disciplina. Afinal, às vezes um livro é chato no começo, mas passado os primeiros capítulos ele acaba se transformando e pode te surpreender bastante! É como um filme em que os dez primeiros minutos acaba sendo meio chatinho e parado, mas então tudo começa a acontecer logo depois...


Converse com outros leitores

A leitura pode ser um hábito muito solitário, especialmente quando você não conhece nenhuma outra pessoa que gosta de ler. Mas acredite: você não está sozinho! Comece a acompanhar pessoas que gostam de ler, conhecer blogs literários (como esse aqui!), se inscreva em canais literários, comece acompanhar no instagram e entre em grupos de leitores no Facebook.

Assim, você acabará sempre vendo livros e ouvindo falar de livros e seu interesse vai começar a ser despertado de verdade. Se você não vê ninguém falando de livros, o amor pela leitura que começou a crescer em você pode acabar morrendo facilmente. 

Comente nos grupos, nos blogs, nos perfis de Instagram. Peça dicas de livros, fale dos livros que você leu, peça dicas para continuar a ler e aprender a gostar de ler. E procure eventos literários perto de onde você mora - basta dar uma pesquisada pelos eventos no Facebook que você pode acabar achando.

Nem todo mundo lê do mesmo jeito - descubra o seu!

 Infelizmente existem leitores que adoram ditar regras, como se todo mundo funcionasse da mesma forma. Mas a verdade é que cada pessoa lê de um jeito diferente. Tem pessoas que conseguem ler em ônibus/metrô/trem, tem gente que não. Tem pessoas que conseguem ler ouvindo música, tem outras que só leem no silêncio.

Essa é uma das minhas formas preferidas de ler, na cama, bem confortável. Mas no meu caso eu nunca consigo ler bebendo nem comendo nada...

Enfim, ler é um hábito que acompanha muitos outros. Vá testando diferente formas e coisas. Se você tentou ler em silêncio e não conseguia se concentrar, vale a pena tentar encontrar no Youtube e Spotify playlist do livro que você está lendo, talvez isso ajude você a ter uma "imersão" maior no livro e se concentrar.

Entende? Você pode ler deitado na cama, antes de dormir, no quarto mal iluminado e em silêncio. Ou pode preferir ler enquanto espera o ônibus no ponto e ouvindo música nos seus fones. Descubra a forma que mais te dá prazer e segue!

Tenha sempre um livro com você

Isso nem é dica para aprender a gostar de ler, mas sim dica de sobrevivência para leitores. Sempre que possível leve um livro com você, mesmo quando você não ache que não terá tempo para ler. Muitas vezes podem surgir imprevistos, alguns minutos que você passará tendo que esperar algo ou em alguma fila, e é o momento de atacar a leitura. Mesmo que seja cinco minutos. 

Se surgir um tempinho, por menor que seja, pegue o seu livro e comece a ler. Nem que você leia apenas três páginas. Essa é uma excelente formar de criar o hábito de leitura e aprender a gostar de ler. Você vai perceber que um bom livro sempre nos faz companhia e não há nada melhor para curar o tédio. Confia em mim, eu sei do que estou falando!

Uma dica para você que não gosta de carregar peso dos livros, é comprar um Kindle. Ele é leve, prático e pode carregar milhares de livros dentro. Caso você não queira investir nisso agora, pode apenas baixar - gratuitamente - o aplicativo no celular.

Tenha um hábito de ler todos os dias

Para você aprender a gostar de ler e transformar a leitura em um hábito, é muito importante você ler todos os dias. Eu sei que pode parecer chato ou cansativo você pensar que vai se obrigar a ler todo dia. Mas não pense desse jeito. Pense como uma oportunidade que você tem de sair da realidade e conhecer novas coisas, pessoas, mundos diferentes. Viajar em um livro é um privilégio incrível. É mágico. 

Você pode acabar pensando também 'ah, bem que eu gostaria, mas não tenho tempo de ler todos os dias'. Bom, eu acho que você tem sim. Você pode tirar nem que seja vinte minutos do seu dia, enquanto está no trânsito, depois do almoço, antes de dormir... Ou então tirar vinte minutos que você gasta mexendo nas redes sociais. E acredite, meia hora diária de leitura faz muita diferença!

A Pam Gonçalves, youtuber literária e escritora nacional, fez um vídeo muito bacana de um experimento em que ela passou uma semana lendo 30 minutos por dia, e ela relatou tudo nesse vídeo. É bem inspirador e vale a pena assistir:

Tenha diferentes tipos de livros à sua disposição

Ler mais de um livro ao mesmo tempo pode ser meio confuso para você que está começando a aprender a gostar de ler. Eu lembro que para mim era! Mas isso pode ajudar às vezes. Porque você poder acabar estando muito cansada de uma leitura, mas sem querer abandonar. Porém, isso vai te atrasar, você vai ficar relutando para continuar lendo e nesses momentos é bom ter um segundo livro. 

A dica é: nunca leia dois livros de temas parecidos. Por exemplo, se você está lendo um livro de fantasia que é muito denso, pegue um livro de comédia romântica levinho e fácil de ler para distrair nos momentos em que você não está com cabeça para ler algo mais 'pesado'. Ou então você pode ler um não-ficção de temas que te interesse, como empreendedorismo, uma biografia de alguém que você admire, livros de inteligência emocional ou livros de poemas, crônicas e afins. 

Terá momentos em que você não vai estar a fim de ler - e tá tudo bem!

Você não é uma máquina, então respeite o momento em que você não vai estar a fim de ler. Isso acontece também. Tem horas que nossa mente apenas quer relaxar de outra forma, então vá fazer algo que você curta: ver um filme, ouvir música, assistir besteira no Youtube, jogar algo... Tá tudo bem. Respeite seu tempo, respeite seus limites e saiba que aprender a gostar de ler não é simplesmente se obrigar a ficar lendo em todo momento.



O post ficou muito maior que eu imaginava, mas eu amei escrevê-lo. Espero que você também tenha gostado de ler e que ele tenha ajudado ♥ Aproveita e indica ele para seus amigos, joga no grupo de Whatsapp e ajuda aqueles que estão a fim de aprender a gostar de ler, mas não faz ideia de como fazer isso hehehe. Ah, deixa sua dica aqui também, vou amar! 

 

26 comentários:

  1. Adorei as dicas! Eu comecei a gostar de ler com Crepusculo, porque o livro tinha uma narrativa facil e tranquila de acompanhar. Atualmente me aventurei em ler fantasia épica e está sendo maravilhoso. Otimo post!

    ResponderExcluir
  2. É engraçado porque eu sempre gostei de ler, desde que tinha 4 anos. Comecei com aqueles clássicos livros infantis (e eram muitos), fui para os de adolescente e do nada estava lendo autoajuda. Sim, eu comecei a ler mesmo quando descobri os livros de autoajuda e isso foi tipo em 2012 haha. Depois disso tive várias altos e baixos, mas até hoje os livros me acompanham. Lembro que algo que me ajudou MUITO foi acompanhar canais e blogs literárias porque eles reativavam meu amor pela leitura, além de oferecerem dicas de livros bacanas. Enfim, adorei o post Lex, super relevante para novose leituras e para aqueles que assim como eu estavam deixando a leitura de lado nos últimos meses.

    ResponderExcluir
  3. Oi Aléxia. Ótimas dicas e, todas elas, super válida. Acho bacana cada pessoa encontrar aquilo que facilita o início das leituras, para alguns leitores funcionarão algumas dicas, para outros serão outras, mas todas elas darão certo. O que acho importante é o principiante na leitura não impor a si mesmo metas ou estabelecer prazos, acho que isso elimina o prazer que precisa vir junto com esse momento... depois de um tempo, quando a leitura já está bem sedimentada na rotina, acho bacana e até um estímulo, mas até esse momento é legal ficar como um momento leve.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olha só hahahah
    Nossas publicações de hoje se complementam <3
    Amei demais os pontos que você abordou e concordo com todos eles

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aléxia
    Esse é o tipo de post que as pessoas precisam acessar mais, principalmente porque o Brasil ainda é um país que poucas pessoas leem se comparado com o número da população. Sou super a favor de incentivar a leitura, principalmente nas escolas porque é a partir de lá que se formam pensadores de opinião, e trazer o debate da leitura é muito importante, mesmo que muita gente não goste de ler por obrigação.
    Amei o post!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  6. Eu amei as tuas dicas, Aléxia! É um post bem completinho e depois que eu escutar a minha playlist aqui, vou ver esse vídeo da Pam, hahaha. Isso de que nem todo mundo lê do mesmo jeito é muito real. Tem gente que consegue ler no ônibus de boa e gente que não consegue, tem gente que prefere ler ouvindo música e outros que preferem o silêncio. Enfim, ótimas dicas e já favoritei aqui! <3

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  7. Oi, Aléxia! Tudo bem?

    Você falou que seu post ficou grande, mas ele está tão dinâmico que não dá nem para sentir. Fui me interessando e lendo sem perceber se estava grande ou não.
    Eu amei seu post porque incentivar a literatura é importante sim. Nós sabemos o quando outras pessoas estão perdendo por não ler, mas elas não sabem e se precisarem que a gente ajude para atender, a gente ajuda.
    Eu concordo com os pontos que você citou, principalmente sobre o fato de você relacionar com algo que você goste. Por isto, mesmo que eu não goste, não ligo de alguém ler um livro de um youtuber porque tem pessoas que começam assim. Eu comecei a ler porque a atriz que fazia Rebelde estava lançando um livro. Eu comprei e adorei.
    O que achei engraçado é que você começou com Crepúsculo e este foi o primeiro livro que comprei e até hoje não terminei de ler, ele não funcionava para mim. Mas é uma forma de ver que tudo bem não gostar de um livro, tudo bem começar por algo que nem todo leitor lê e é isto que as pessoas precisam entender.
    Eu assisti o vídeo da Pam e ele é bem incrível, não é? Porque realmente mostra que podemos ler todo dia, pelo menos um pouquinho.
    Enfim, eu amei este post. Ficou incrível mesmo. Espero que muitas pessoas tenham acesso a ele, vou indicar para algumas amigas no whats. Parabéns pela iniciativa.

    Beijos,
    Magia é Sonhar
    Conheça o nosso Canal

    ResponderExcluir
  8. Tem gente que se dá melhor lendo livros de auto ajuda, outras livros mais de adolescentes. Eu comecei com Thalita Rebouças e me apaixonei, depois disso fui lendo diversos livros. Eu adoro quando tem bienal, porque levo minha listinha de livros e compro váaarios! Por causa da faculdade eu dei uma parada na leitura, mas agora que terminei, to tentando voltar ao hábito de "comer" livros, hahaha! Começar com séries de livros é bem bom, porque aí desperta a curiosidade. Até hoje não consigo abandonar um livro, acredita? Mesmo quando me dão spoiler e me contam o final, fico querendo ler pra saber como vai acontecer aquele final, haha! Eu aprendi isso de sempre ter um livro comigo, porque sempre no dia a dia sobra um tempinho pra ler né? Seja esperando o ônibus, ou esperando alguém chegar mesmo. Aí eu sempre levo um livro na bolsa e aproveito esses tempinhos assim. Enfim, adorei as dicas!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Aléxia!
    Gostei muito das suas dicas. Quando eu comecei a ler de verdade, foi por causa de uma série, exatamente como a sua dica! Comecei com a séria A Mediadora e depois disso não parei mais <3
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Alexia,

    Ler é bom demais e um ótimo hábito, adorei o seu post, muito bom...parabéns...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu comecei a leitura por dois motivos errados, Primeiro foi a forma que eu encontrei para me esconder das pessoas, pois digamos que eu não sou uma pessoa muito socíavel.
    Segundo, Um dos motivos que eu comecei a leitura foi por que eu era uma pessoa muito nervosa e a leitura foi uma ótima terapia para o meu caso.
    Mas ai como era de se esperar eu me apaixonei pela leitura e não parei mais. E isso já faz nove anos.

    E antes que eu me esqueça, Ótimas dicas

    ResponderExcluir
  12. Hey Lex! Tudo bem?
    Eu adorei suas dicas pra quem está iniciando no mundo da literatura. Eu mesma abandono livros que não estou curtindo mas como vc disse, não é com muita frequencia.
    Obrigada pelo carinho lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  13. Oi Lex,

    Adorei as dicas e copiei esse link para mostrar para o meu marido rs.
    Acho importante começar a ler o que gosta e ter seu tempo, não é porque uns leem o livro em dois dias que você precisa ser assim.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi
    legal as dicas, eu sempre gostei de ler, mas quando viciei na leitura para valer foi por conta de Harry potter, mas infelizmente li só 3 livros, e depois foi crepusculo que comecei lendo por pdf e depois comprei o livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Alexia, tudo bem? Eu fui estimulada desde a infância a ler, mas acho realmente que cada um ler de um jeito e respeitar os diversos gostos é importante mesmo. E conversar com outros leitores estimula bastante tb! Adorei suas dicas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. que post!!!

    Ameia as dicas

    https://osdeliriosliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Amei suas dicas, nunca tive o hábito de ler e isso é algo que quero mudar.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  18. Eu amei essa de ler 30 minutos por dia, estou voltando a minha rotina literária e essas dicas são sempre válidas. Sua postagem me ajudou!

    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l SORTEIO
    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. maravilhosas suas dicas pra quem ainda nao desenvolveu o gosto e o habito pela leitura... isso de ler sempre um pouco por dia, algum assunto que interesse ajuda demais, eu tenho o habito desde criança por causa dos meus pais e só tenho a agradecer

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  20. Amei as dicas, sem dúvidas.
    Acredito que essas dicas valem não só para quem quer aprender a gostar de ler, mas para quem deseja ter um ritmo diário. Até porque tem dia que não consigo ler nada por falta de tempo.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  21. Concordo com você, ler é conhecer novos universos, é mágico. Gostei muito das suas dicas, principalmente com relação a ler mais de um livro com temas diferentes, por que eu realmente não consigo manter a leitura de mais de um livro, e eu sou beeem lenta nas minhas leituras, antes eu achava isso horrível, hoje eu já aprendi que esse é o meu jeito de ler. Aliás, eu tbm só consigo ler em silêncio e gosto muito de fazer isso antes de dormir, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  22. Ótimas dicas com certeza. E como você falou, cada um sabe sua velocidade, seus gostos e sua maneira de ler, isso é o mais importante!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ler tem as suas particularidades, né? Pra mim foi um hábito que surgiu tão naturalmente, mas pra muitas pessoas não é assim, até porque muitas carregam aquele trauma de "ter que ler livros difíceis na escola" e isso causa um afastamento muitas vezes, intenso!
    Eu por vezes tento incentivar a minha mãe a ler um pouquinho! Mas, ela nunca deu continuidade a nenhum livro que emprestei pra ela então, achei melhor parar de insistir no assunto por ora, as vezes, a pessoa não está preparada e aí, não tem jeito, temos que respeitar, né?
    :/
    Adorei os pontos que você levantou!
    Um beijo!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  24. Que belas dicas! Eu adoro ler e já não sei viver sem um livro ao lado da cama ehehe
    Um beijinho*
    Blog // Facebook // Instagram // Última Publicação

    ResponderExcluir
  25. Lex que post incrível, menina. Eu sempre falo da importância de ler, mas a gente esquece de falar como gostar de ler, já que muitas vezes as crianças são obrigadas a lerem e acaba que crescem odiando a atividade. Eu estou numa fase complicada pra ler, não é todo dia que estou tendo vontade de ler nada, mas não me culpo nem me cobro demais. Ler é um prazer, então não forço.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  26. Oi, Aléxia! Tudo bom? ^-^
    Acho que esse foi o post mais completo (e útil!) com dicas para ajudar quem está procurando um incentivo para começar a ler (ou que simplesmente não saibam por onde começar).
    Sempre gostei de ler, desde bem pequenininha. Mas confesso que até os meus 11 anos, eu, de fato, só lia livros infantis. Aqueles que não passavam de 100 páginas e que sempre tinham algumas ilustrações. Foi com "Crepúsculo" e "Gossip Girl" que eu comecei a me aventurar em livros maiores e com histórias mais trabalhadas. E preciso dizer que, depois desses livros, o número de leituras só foi crescendo. Formaturas Infernais, A mediadora, It Girl, Hush Hush, Percy Jackson, House of Night... Peguei tanto gosto que lembro que, na época, tive que inclusive apelar para as comunidades do Orkut (meu Deus, me sentindo senil XD) que disponibilizavam links para downloads de pdf de vários títulos, porque na época ainda não conhecia as compras online e não tinha como ficar comprando na livraria da minha cidade, já que cada livro era uns R$40 e eu devorava ele todinho em um único fim de semana.
    Ai ai, bate até uma nostalgia lembrar dessa época maravilhosa e tão mágica <3
    Com relação às dicas que você compartilhou, eu SUPER concordo com todas elas, mas acho que principalmente a parte de você se orientar pelo gênero cinematográfico que mais gosta de assistir. Acredito ser a dica infalível pra pessoa encontrar um livro que agrade.

    Um super beijo e uma ótima semana! :* <3
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir

BlogsBrasil