segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Como foi a II Semana do Livro Nacional Baixada em Nova Iguaçu

O evento ocorreu no Espaço Cultural Sylvio Monteiro.


Esse meu domingo foi inteiro de sorrisos. Vocês já foram para um lugar em que estavam tão felizes que não conseguiam fazer nada a não ser sorrir e sorrir? Se não foram, recomendo, viu? O motivo de toda essa alegria foi a II Semana do Livro Nacional - Baixada, que rolou aqui em Nova Iguaçu ontem (18/11/2018). 

Desde que eu soube que esse evento ia acontecer no meu país Nova Iguaçu, eu não estava me contendo de alegria. É muito importante que ocorra eventos assim em lugares onde não é muito falado sobre literatura, especialmente a nacional.  Especialmente quando soube que algumas autoras que eu admiro muito estariam lá também, como a Vivy Maurey e a Larissa Siriani. 
No evento também rolou várias mesas de autores e editoras com vendas de livros nacionais ♥

A II Semana do Livro Nacional - Baixada aconteceu entre as 12:00 às 18:00, ou seja, uma tarde inteira conhecendo autores incríveis, falando sobre livro, ouvindo conselhos sobre o mercado editorial, trocando experiências sobre as dificuldades de ser autor nacional e claro, participando de sorteios e brincadeiras. Teria como ser mais maravilhoso? Acho díficil, viu. 

No evento estava confirmado mais de 30 autores nacionais como: Ana Carolina Dias (autora de Os Dez Amores de Cece), Larissa Siriani (Amor Plus Size; O Amante da Princesa), Viviane Maurey (#Fui), Mari Monni (Nunca vou me apaixonar; Meu Vizinho Indiscreto), Tess Hauser (Estarei ao Seu Lado; Eu Paguei por Ela; Gêmeos), Leonardo Antan (A Gente Dá Certo; Deixa Rolar) e muitos outros autores maravilhosos! 
Lá tinha vários marcadores incríveis e obviamente eu não consegui me conter, né? Hahaha Acho que trouxe mais de 30 marcadores para casa :O  Estou até pensando em fazer um sorteio no blog! ☺

Cada um dos bate-papos foi incrível. Todos sobre temas diferentes, mas com o mesmo foco na Literatura Nacional e nessa construção que tem sido feita, em meio às dificuldades e aos preconceitos. Foi muito interessante poder conhecer diferentes histórias dos autores e ver como ela construíram a sua profissão como escritor. Tinha alguns que começaram a escrever no Wattpad, outros que já publicaram na Amazon, outros que começaram na adolescência...

O bate-papo sobre Desafios e Oportunidades para a Literatura na Baixada foi muito bacana e me trouxe bastante luz quanto ao que pode ser feito por um autor nacional iniciante que não consegue muito apoio externo para persistir no seu sonho, mas quer lutar ainda assim. 

Também rolou bate-papo sobre a crise do mercado editorial, o fato de muitas livrarias estarem fechando e o que pode ser feito a respeito disso. A conversa sobre Alta Literatura X Baixa Literatura: Isso Existe? foi bem enriquecedora e trouxe visões diferentes dos autores.
No bate-papo sobre A Voz Importante e Necessária dos Young Adults foi incrível e eu me senti bem representada em vários momentos. A Larissa Siriani, Ana Carola, Leonardo Antan e a Viviane Maurey falaram sobre os preconceitos da literatura jovem adulto, as dificuldades de escrever, seus diferentes modos de enxergar suas histórias e seus personagens e eu realmente me identifiquei muito, foi ótimo perceber que eu não sou a única a ver meus personagens como pessoas reais e receber suas histórias quase como se fossem psicografias na minha mente. Sério, obrigada demais, me senti bem menos louca depois de ouvir vocês!

Outro ponto alto dessa conversa foi sobre o fato de haver um desmerecimento acerca da literatura jovem adulto, uma visão de que, por tratar de temas comuns na vida dos jovens, isso significa que essa literatura não tem nada a acrescentar. Porque ela tem e muito!
São através desses livros que um adolescente pode encontrar conhecimento, pode encontrar formas de aprender a lidar com desafios de sua vida, eles podem encontrar uma voz que eles não sabiam que tinha, podem se apaixonar pela literatura. Há tantas possibilidades maravilhosas quando um adolescente abre um livro, há chances de mudar todo o seu futuro e nós não podemos colocar em cima disso estigmas e preconceitos que o impedirão de fazer isso!
Ao longo de todo o evento eu pude conversar com vários autores e isso foi incrível. Descobri que o livro do Leonardo, o Deixa Rolar, se passa também em Nova Iguaçu e eu achei isso fantástico! Vocês tem noção de como é dificil encontrar literatura que tem como cenário a Baixada? Até hoje eu nunca vi nenhum livro assim. Ou seja, me encantei e já estou louca para ler!
Larissa Siriani; Vivi Maurey; Ana Carolina Dias.
A Larissa e a Viviane foram incríveis e super simpáticas. Eu estava morrendo de vergonha (alô, timidez, quando você vai sair da minha vida???) de falar com elas, mas deixei a vergonha de lado para não perder a oportunidade de poder falar o quanto admiro as duas. A Ana Carolina também é um amor de pessoa e me falou vários conselhos sobre publicação independente (será que rola um livro meu físico em 2019? :D).
Eu saí do evento super inspirada, animada e cheia de esperanças para poder continuar escrevendo, para persistir no meu sonho de publicar minhas histórias e isso não tem preço, sério!

12 comentários:

  1. Não acredito que eu nao soube desse evento ! Obrigada por compartilhar ! Vim lá do Instagram para ler a matéria e curti bastante.

    ResponderExcluir
  2. É tão incrível ter eventos assim em lugares que não são rotineiros, ainda mais sendo com a nossa galera (alô escritores nacionais!), amei as fotos e imagino a sensação boa de encontrar os autores que você admira! Deve ter sido um evento maravilhoso.

    Beijos, espelho do Reino

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?

    Que evento maravilhoso! Eu tbm sou bem tímida para chegar nas pessoas.. heheh xD

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  4. Querida, muito obrigada por prestigiar o evento e pela matéria! Eu amei! Um super beijo e até a próxima :)

    ResponderExcluir
  5. Ai que deliciaaa!!
    Beijos
    https://oneoffjulia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Esses eventos são ótimos e é super importante não ficarem só nas grandes capitais, afinal tem leitor em todos os lugares. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Aléxia.
    Nem acredito que a gente não se viu por lá! Eu fui acompanhando a autora Roxane Norris e também gostamos muito dos debates e da vibe do evento.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que matéria linda! Obrigada pelo carinho ❤ espero que em 2019 você esteja no evento já com seu livro nas mãos! Se precisar de alguma coisa, estiver com dúvidas, pode me chamar. Estarei torcendo por você ❤ beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lex! Tudo bom?
    Eu vi teus surtos no twitter! É muito maravilhoso poder participar de eventos assim e ficar tão próxima de autores que a gente admira, né? E eu amo como tem tido vários o tempo todo no país!
    O bate-papo parece ter sido incrível mesmo, e as temáticas deles AMEI ADOREI ACHEI TUDO ASKJFNSAUOGABASGUOBASG

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que legal esses encontros com autores.. é tão bom essa aproximação para todos valorizarmos mais os livros nacionais..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Aléxia, que delícia de evento, hein? Imagino a sua felicidade no dia! ^^
    E continue sim escrevendo, para que consiga publicar seu livro!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  12. Nossa que evento maravilhoso! Fiquei muito feliz por algo do tipo acontecer em um local fora de foco. Muitas vezes esses eventos se concentram só na capital do Rio, né? Uma pena, mas que bom que tem gente tomando a iniciativa para realizar coisas incríveis em outros lugares como Nova Iguaçu!

    Beijo enorme ❤ Quase Aurora

    ResponderExcluir

BlogsBrasil