sexta-feira, 27 de julho de 2018

Livros que se passam na escola


dicas de livros que se passam na escola e ensino médio
Oi, gente!
Vocês também adoram livros que se passam na escola? Embora eu já tenha saído da escola tem uns anos, eu continuo amando ler histórias que se passam no ensino médio, com todo aquele drama básico de adolescência/ começo de vida adulta. E, por eu amar esse tema, eu costumo ler bastante histórias que se passam nesse ambiente (embora as vezes eu fiquei meio irritada com os adolescentes, rs).

  10 Livros que se passam na escola

1. Minha vida fora de série, da Paula Pimenta
dicas livros que se passam na escolaMudar de cidade sempre é difícil, mas fazer isso na adolescência é algo que deveria ser proibido. Como começar de novo em um lugar onde todos já se conhecem, onde os grupos já estão formados, onde ninguém sabe quem você é? A princípio, Priscila não gosta da ideia, mas aos poucos percebe que pode usar isso a seu favor, tendo a chance de ser alguém diferente. Mas será que o papel escolhido é aquele que ela realmente quer representar?
A primeira dica de livros que se passam na escola tinha que ser da Paula Pimenta! Esse é aquele livro fofo que te faz ficar com o coração quentinho durante a leitura. A Paula tem uma narrativa bem simples, mas trata das questões da idade com tanto carinho e realidade que é impossível a gente não amar seus personagens e não se identificar.  E o melhor de tudo é que é um livro brasileiro, ou seja, conseguimos nos identificar mais ainda.

2. Só escute, da Sarah Dessen

dicas livros que se passam na escolaAno passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong. Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos. Será que com a ajud10desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?
Esse foi o primeiro livro que li da Sarah Dessen e de imediato ela se tornou uma das minhas escritoras preferidas, especialmente para livros que se passam na escola. Ela trata de problemas difíceis dentro das relações familiares e de amizades com maestria. A história não fica pesada, mas trata de temas difíceis de lidar que, infelizmente, são muito reais. O melhor de tudo é que se passa na escola/ensino médio, mas não é aquela coisa chata de adolescentes insuportáveis. 

3. Monica e Enzo e Todos os Dias, da Denise Flaibam

dicas livros que se passam na escola
Mônica gosta de rotinas. Ela aprendeu a evitar situações desconfortáveis por causa delas. Com dezessete anos, cinco irmãos, um talento nato para a fotografia e uma paixão antiga pelo Enzo, o maravilhoso goleiro do time da escola, Mônica está muito bem, obrigada. Contudo, um mal entendido coloca Mônica como fotógrafa oficial dos jogos, o que significa encontrar com o astro do time de futebol, consequentemente o amor da sua vida (e o fã clube alucinado dele) várias vezes no dia. Passos bem calculados se tornam uma sequência de incidentes inesperados, como encontros nas festas da escola e sorrisos apaixonados. Espera aí... O Enzo, apaixonado por ela? De repente, Mônica precisa lidar com as reviravoltas da vida adolescente, coisas que até então tinha conseguido evitar. Será que a Mônica vai conseguir fugir dos seus medos para viver esse primeiro amor?

Esse é aquele livro que te faz ficar grudada no celular (ele só está disponível no Kindle) e com um sorriso bobo na cara o tempo INTEIRO. Sério, gente. É fofura demaaaais! O livro se passa no ensino médio (e é um livro brasileiro também, YAY!) e é bem fofo. A Denise retrata bem os sentimentos da adolescência, a falta de habilidade para ler com as situações constrangedoras e... ah, vem ler a minha resenha que você vai saber bem mais!

4. O futuro de nós dois, de Jay Asher e Corolyn Mackler

dicas livros que se passam na escolaÉ 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

Eu lembro que eu comprei esse livro assim que lançou de tão animada que eu fiquei. A capa é linda e a história tão, mas tão criativa! Imagina só passar por isso? Esse também é um dos livros que se passa na escola e trata de problemas comum da adolescência, o medo do futuro e da vida adulta, a descoberta de si mesmo e como lidar com sentimentos.


5. De olhos fechados, da Lavínia Rocha

dicas livros que se passam na escola
Ignorar é a solução, foi o que pensou Cecília quando alguns papéis começaram a surgir no seu quarto, na bolsa e nos seus livros. O que seriam aquelas ameaças e informações sem nexo? Quem estaria mandando? Como se não bastasse, a cada que os lê, uma imagem passa em sua mente. Talvez isso pudesse ser menos estranho se Cecília não fosse cega desde o dia que nasceu. Para desorganizar ainda mais sua vida, Tiago - o garoto novo da escola - começa a balançar seu coração e a faz com que sinta o que ela jamais sentiu. Sua dificuldade agora é acreditar no que sempre tentou passar às pessoas: ser cego não é sinônimo de limitação e tristeza. Entre os desafios do dia-a-dia e da adolescência, Cecília se vê envolvida em um mistério que pode afetar sua vida e de todos os belo-horizontinos, e ela não vai descansar até descobrir - e entender - um grande segredo do passado da cidade que os livros de História jamais ousaram contar. 

Esse é aquele livro que sempre foi guardar no coração. A Lavínia consegue mistura aqui dramas comum da adolescência de toda menina, uma problemática que nos ajuda a entender melhor as pessoas cegas e ainda assim consegue colocar um mistério som elementos um tanto fantásticos. Vale muito a pena ler, gente. E por ser brasileiro é um daqueles livros que se passam na escola que faz com que a gente se identifique. 

6. Garotas da Rua Beacon, da Annie Bryant
dicas livros que se passam na escola Com centenas de milhares de livros vendidos, 'Garotas da Rua Beacon' é hoje a série teen de maior sucesso nos Estados Unidos. As aventuras das garotas mais divertidas do Colégio Abigail Adams ganharam fãs em todos os lugares e prometem conquistar você também! Descubra as Garotas da Rua Beacon: elas são reais e engraçadas, exatamente como você! Uma delas é desastrada, gosta de livros e astronomia. A outra é esportista, elétrica e nunca sabe a hora de parar de falar. Outra só quer saber de cinema e garotos. E a último menina do quarteto é superligada em moda, mas antipática. Será que quatro garotas que não vão com a cara uma da outra podem superar suas diferenças e se tornarem melhores amigas? Ou vão ser piores inimigas?

Eu li um livro dessa série quando comecei a gostar de ler, em 2011. Lembro que era um desses livros que se passam na escola (não lembro bem, mas acho que elas não estão no ensino médio ainda) específicos para quem está na escola também. O lado bom da história é que trata muito das amizades- e é uma série gigantesca, ótimo para viciar adolescentes na leitura hahaha.

7. Para todos os garotos que já amei, da Jenny Han
dicas livros que se passam na escolaLara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
Se você vive em uma bolha e ainda não viu, essa trilogia vai virar um filme na Netflix! A história conquistou tantas pessoas, fez tanto sucesso que vai acabar se tornando filme e estará disponível dia 17 de agosto! Então, você precisa ler o quanto antes os livros e eu recomendo muito, especialmente se você curte mesmo livros que se passam na escola e falam sobre problemas da adolescência. Tem resenha aqui contando mais da história e minhas opiniões.

8. Lonely Hearts Club, de Elizabeth Eulberg

dicas livros que se passam na escolaPenny Lane Bloom cansou de tentar, cansou de ser magoada e decidiu: homens são o inimigo. Exceto, claro, os únicos quatro caras que nunca decepcionam uma garota — John, Paul, George e Ringo. E foi justamente nos Beatles que ela encontrou uma resposta à altura de sua indignação: Penny é fundadora e única afiliada do Lonely Hearts Club — o lugar certo para uma mulher que não precisa de namorados idiotas para ser feliz. Lá, ela sempre estará em primeiro lugar, e eles não são nem um pouco bem-vindos. O clube vira o centro das atenções na escola McKinley. Penny não é a única aluna farta de ver as amigas mudarem completamente (quase sempre, para pior) só para agradar aos namorados, e de constatar que eles, na verdade, não estão nem aí. Agora, todas querem fazer parte do Lonely Hearts Club, e Penny é idolatrada por dezenas de meninas que não querem enxergar um namorado nem a quilômetros de distância. Jamais. Seja quem for. Mas será, realmente, que nenhum carinha vale a pena? 
 Esse não é aquele livro que vai mudar a sua vida, mas sem dúvidas é um livro delicioso para ler quando estiver entediada e querendo apenas um draminha leve e divertido. Os personagens são típicos adolescentes (o que é bom e ruim ao mesmo tempo kkk). Mas a história é bem legalzinha.

9. Cartas de amor aos mortos, de Ava Dellaira 

dicas livros que se passam na escolaTudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

Já faz um tempo que eu li esse livro, porém ele ficou bem marcado para mim (inclusive, estou com muita vontade de reler!). A história é bem adolescente, mas tem um pano de fundo pesado e um mistério sobre o que aconteceu com a irmã de Laurel e com ela própria. É aquele livro envolvente que trata de temas comuns de livros que se passam na escola, mas também fala de segredos, dores e perdão.


10. A lista negra, de Jennifer Brown

livros que se passam na escola E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. 

Esse é um dos livros que se passam na escola mais importantes que todo mundo deveria ler. Com certeza você já ouviu falar de A Lista Negra. Essa obra é muito relevante e fez muito sucesso uns anos atrás e eu continuo recomendando! 

Quais outros livros que se passam na escola você conhece/leu/recomenda?

Caso queira comprar as histórias, indico na Amazon:


25 comentários:

  1. Oi, Aléxia
    Eu sou a louca dos YAs porque adoro histórias que se passam na escola, me sinto mais conectada aos personagens. Li praticamente todos os livros citados e indico A droga da obediência e Sorte ou azar? da Meg que também se passam por lá, são livros bem legais.
    Beijos
    http://suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li nenhum dos dois, mas tenho vontade! Vou deixar na lista já hehehe. ♥ Eu também me identifico bastante com esses livros.

      Excluir
  2. Hahaha!
    Tem adolescentes que realmente sabem nos tirar do sério. rs
    Eu confesso que não sou muito de ler livros, mas pelo título e a sinopse eu já posso me interessar por vários!

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é? Hahaha Que legal, espero que você tenha a chance de lê-los! ♥ Obrigada pelo comentário! Beijinhos.

      Excluir
  3. Confesso que na minha escola eles não passaram nenhum desses livros, se tivessem.. teria lido todos! Adorei as histórias!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha escola também não passaram :( São bem interessantes mesmo ☺ Beijos, obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Eu achei bem legal esse post, ainda não li nenhum desses que você citou mas fiquei bem interessada, gosto de livros que se passam na escola, já li vários e pretendo ler mais :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, fico feliz que tenha te interessado. Também curto bastante esse estilo :) Beijos!

      Excluir
  5. Olá!
    Eu amooo livros que se passam na escola (um dos meus favoritos é Para Todos os Garotos Que Já Amei)! Também gosto bastante de livros que se passam na faculdade!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro livros que se passam na faculdade! :) Vou fazer um post assim!! Beijinhos.

      Excluir
  6. Oi Aléxia. Dessa lista eu li "Só Escute", outros livros eu não conhecia e alguns eu já li resenhas. Gostei do post.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não li nenhum desses, mas quero muito ler A lista negra.


    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amo livros com temas assim, mais adolescentes. Sai da escola tem quase dois anos, mas não consigo de livrar nesse amor por livros (e filmes) que se passam na escola. Amei as indicações, só os dois últimos que não gostei muito, achei um pouco pesado.
    Sou doida pra ler a coleção Minha vida fora de série.



    Beijos ♥

    Boas de Papo

    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Desses eu só li A Lista Negra, e super concordo que todo mundo deveria ler.
    Sou doida para ler os da Paula Pimenta, o Fazendo o Meu Filme, eu tenho o primeiro. Mas, fico com receio de ler e gostar, daí não tem como comprar os outros agora hahaha.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lex! Tudo bom?
    Ai que alegria abrir o post e ver Mônica e Enzo entre as indicações! <3
    Fiquei muito orgulhosa e honrada JKNAOFUASBUOAGBOUASBA Para todos os garotos que já amei li tão rápido que nem vi as páginas passando, coisa mais amorzinho de livro!
    Ainda não consegui ler Carta de Amor aos Mortos, mas pretendo fazer isso até o fim do ano.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Aléxia.
    Eu gosto muito de livros com esse tema. Prefiro muito mais do que os New Adults que praticamente só mostram relações abusivas. Dos citados eu li Mônica e Enzo que amei, O futuro de nos dois que foi muito gratificante e nostálgico. para todos os garotos que já amei que foi muito fofo e a Lista Negra que é um livro necessário.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lex!

    Desses, já li O futuro de nós dois e A lista negra e gostei bastante. Achei super legal que apesar do tema seja escola, você indicou livros que tratam de assuntos bem diferentes, uns puxados mais pro drama, outros pro romance e por aí vai. Anotei os demais livros pra ler qualquer hora, já que adoro o gênero!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro histórias neste estilo, e por incrível que pareça, ainda não li nenhum que você indicou. Já adorei!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiii lex

    Ah faltou The Duff na lista, eu amo aquele livro...rsrs
    Da tuas seleções meu favorito é Cartas de amor aos mortos, eu não esperava nada daquele livro e meu Deus mexeu comigo completamente, me fez chorar, me emocionou.
    Precido ler Monica e enzo, amo a escrita da Denise!

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Oi
    legal o poste desses ai eu li quatro livros, legar ver de olhos fechados aparecendo em outros blogs, também gosto de histórias que se passam na escola


    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Lex!
    Mônica e Enzo e Lonely Hearts Club eu amei muito <3 Mas já não posso dizer o mesmo de A Lista Negra. Não curti tanto esse.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  17. Oi Aléxia,
    Confesso que não são muitos os livros que se passam na escola que chamam minha atenção, pois acho os personagens muito imaturos.
    Prefiro os em ambiente universitário, mas adorei suas dicas e vou dar a chance a um desses.

    Abraço,
    Fernanda
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Eu gosto muito desse tipo de livro com temática mais leve, que se passe na escola, mas confesso que estou em uma fase bem sem paciência pra frescura adolescente. Não li nenhum dos livros que indicou e agora não me lembro especificamente de nenhum que se passe na escola.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

BlogsBrasil