sábado, 12 de janeiro de 2019

Lílian e Gregório e a Segunda Chance, de Denise Flaibam | Resenha #32

resenha de lílian e gregório e a segunda chance

Mônica e Enzo e Todos os Dias foi a minha primeira leitura do ano e uma das melhores. De imediato eu me apaixonei pela escrita da Denise Flaibam e por isso eu passei o ano todo ansiosa para a história de Lílian, a irmã mais velha de Mônica.
Título: Lílian e Gregório e a Segunda Chance
Autora: Denise Flaibam
Editora: Independente/Amazon
Páginas: 263
Ano: 2018
SKOOB / AMAZON

Nota: 5/5


Depois de um ano desastroso, Lílian está de volta à faculdade. Dessa vez, em um curso no qual ela realmente consegue se identificar, sem toda a pressão de ser a garota maravilha da família. Enquanto busca ajustar toda a sua vida de novo, Lílian tenta achar a forma certa de se aproximar novamente de Gregório. O rapaz reservado, mas com um enorme coração sensível por qual Lílian se apaixonou assim que havia entrado na faculdade, no ano anterior. 

O único problema é que Lílian sabe que destruiu o coração dele e agora não faz ideia do que pode ser feito para tentar reconstruir todo aquele amor que se quebrou em tantos pedaços. Mas ignorar a presença de Gregório pelos corredores da faculdade, nas aulas, nas festas e praticamente em qualquer lugar por onde ela vai, é impossível. E só resta a tentativa de fazer as coisas darem certo novamente ou pelo menos colocar de uma vez por todas um ponto final na história que ficou em aberto.

lílian e gregório e a segunda chance


Em Mônica e Enzo e Todos os Dias nós conhecemos um pouco de Lílian e apenas sabemos que ela fez algo terrível, que destruiu o coração de Gregório. Mas o livro termina com aquela interrogação e aquela vontade que dá no leitor de ler logo a história da Lílian. Mas, a Denise, faz uma coisa cruel, porém muito inteligente: capítulos intercalados entre passado e presente.

Dessa forma, vamos conhecendo um pouco da Lílian de agora, a menina que partiu o coração do garoto que amava e busca um jeito de reparar isso, e a Lílian de antes, a caloura na faculdade, que está conhecendo um rapaz gentil, discreto e lindo. E é maravilhoso pode acompanhar a narrativa assim. Ao mesmo tempo em que, a cada capítulo, você fica mais curiosa para saber o que pode ter acontecido entre os dois, o que ela pode ter feito para acabar com um amor que parecia tão forte.
 Quando você sabe que ama tanto alguém a ponto de sentir o seu coração partir? Isso acontece antes ou depois de perceber que já pode ser tarde demais?
Escrever essa resenha está sendo um pouco difícil porque eu não sei dizer o quanto eu gostei de Lílian. Ela é aquela personagem real: ela tenta acertar, tenta ser a melhor, mas acaba se perdendo, sempre fala alguma coisa errada, se desculpa e tenta começar de novo. Ela é fácil de se identificar. E isso é excelente porque rapidamente você consegue se apegar a ela. O Gregório é mais discreto, introspectivo, mas é aquele crush literário incrível.

lílian e gregório e a segunda chance


Uma diferença muito grande que senti nessa história em relação a de Mônica e Enzo foi em relação aos personagens secundários. Eles existem e tem funções, porém a história deles não é tão desenvolvida. O foco desse livro está todo no casal protagonista, dividido entre o momento em que eles se conhecem, se apaixonam e começam e se envolver, e entre o momento pós separação e a tensão que há entre eles.

Há também um pouco dos dramas familiares, mas em uma dose menor. Tem toda a questão da pressão que Lílian sente em ser a garota perfeita (antes) e agora o desejo dela de encontrar sua identidade, seu lugar no mundo, sem ter que estar o tempo todo sentindo o medo de não agradar ou não suprir as expectativas de sua família. E isso é um ponto fantástico do livro!

Corações se quebram por diversos motivos, e nem todos eles são grandes coisas. Às vezes você só diz a coisa errada na hora errada, e isso basta para causar um dano enorme.

A Denise Flaibam tem um poder na narrativa que em poucos minutos lendo o livro eu já era capaz de me sentir totalmente inserida na história. As descrições das cenas são incríveis para você conseguir deixar a imaginação fluir e, quando você menos espera, você se sente dentro da história, ali com aqueles personagens, vendo tudo que está acontecendo.

Eu confesso que por causa de todo o suspense eu imaginava que Lílian teria feito algo bem pior do que ela realmente fez. Mas, ainda assim, achei o motivo válido e que é compreensível quando se olha para o todo do livro e percebe tudo que estava acontecendo naquele momento na vida de Lílian. Então não me decepcionou. Pelo contrário, fiquei bem aliviada em saber que não era algo tão dramático em nível Colleen Hoover, rs.

O livro me envolveu completamente, do começo ao fim. Mas eu demorei demais para ler porque eu simplesmente não queria que ele acabasse. Sempre que ia ler Lílian e Gregório eu me sentia em um lugar seguro, era como se eles fossem meus amigos e eu queria muito poder rir, me emocionar, ficar aflita com eles. É uma leitura que vale muito a pena!

Compre Lílian e Gregório e a Segunda Chance:



7 comentários:

  1. Oi Aléxia
    Eu achei o primeiro livro muito legal, apesar dos personagens não serem tão sérios como os dois desse livro. Ainda não tiver oportunidade de ler, mas eu adoro um casal fofo assim.

    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    Oi, Lex! Tudo bom? q
    Eu esperei tanto por esse momento enquanto via seus surtos que não sei nem o que dizer, só sentir? De novo, fico muito honrada por saber que a história da Lílian significou tanto pra ti, de verdade. Escrever isso foi libertador pra mim também, então saber que outras pessoas se identificam com a garota de ouro dos Garcia me deixa TÃO FELIZ!
    Gregório bolinho precioso que eu queria trazer pra vida porque MERECEMOS.
    Que amor de resenha, Lex. Obrigada pelas palavras e por ter acreditado tanto na história da Lílian. Por ter se envolvido tanto com ela e por ter surtado tanto; cada mensagem sua me deixava sorrindo que nem boba KASNFAUOBAGUBUOASGBU
    Em breve tem a tia Rosa pra trazer mais aventuras amorosas <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lex!
    Tô com esse livro no Kindle e doida pra ler! Acho que vou gostar ainda mais dele do que de Mônica e Enzo.
    A Denise é uma fofa 💕
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aléxia!
    Apesar de não ter lido o primeiro - e de não ter também -, eu já tenho esse segundo no Kindle haha vai entender, né? Eu estou louca para ler algo da Denise, porque só vejo resenhas positivas e que me deixam ainda mais curiosa!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  5. Menina esse livro com certeza me encantou, eu senti toda sua emoção ao falar dele! Quero muito ler e me apaixonar por esses personagens, eu já estou amando a autora antes mesmo de ler algo dela haha Preciso desse livro. Vou ver de encaixar ele no topo da minha listinha haha.
    Sua resenha saiu muito boa ^-^ Parabéns
    Beijos,

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  6. Impossível ler sua resenha e não querer ler esse livro, sério. Ele parece ser maravilhoso! Dica mais que anotada!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lex!

    Só vejo elogios pros livros da Denise e tenho muita curiosidade em conferi-los. Adorei saber que os personagens são bem reais e humanos, se arriscam, erram, e também aprendem. Isso sem dúvida aproxima bastante o leitor da obra. Ótima resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir

BlogsBrasil