quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Como organizar as leituras: Aplicativos e sites

Eu tenho uma péssima memória para lembrar todos os livros que li. Então, eu sei que não posso confiar em mim mesma para saber quando li algum livro ou, em alguns casos, até mesmo minha opinião completa sobre a obra. Por isso eu tive que aprender algumas formas diferentes de como organizar as leituras, de modo que eu sempre tenha acesso para saber o que li, quando li e o que achei.

Existem diversos sites, aplicativos e redes sociais que podem ajudar nisso. E hoje eu decidi contar um pouco sobre o que eu já testei e o que mais dá certo para mim quando o assunto é a melhor forma de como organizar as leituras. Em breve falarei sobre formas manuais: como organizar em cadernos, agendas e em bullet journal.

Minha rede social preferida para organizar as leituras 

De todos os modos de organizar leituras, a melhor forma para mim é através de redes sociais. Acho muito mais prático pesquisar logo o livro, adicionar na biblioteca e fazer um acompanhamento da leitura de forma digital. E existem alguns aplicativos e sites que podem te ajudar nisso. Porém, o que eu mais me adaptei foi o Skoob, que é a maior rede social do Brasil para leitores.

No Skoob é possível você adicionar os livros em:
  • Lidos; 
  • Lendo;
  • Quero ler;
  • Relendo;
  • Abandonados; 
  • Desejados; 
  • Tenho;
  • Favoritos; 
  • Emprestados; 
  • Troco. 
Na categoria de "lendo", você pode adicionar um histórico de leitura, fazendo comentários de acordo com a leitura e o site vai mostrando quantos % do livro você já leu. Essa é uma opção ótima especialmente para quem depois faz resenhas. Pois, assim, é possível você relembrar opiniões mais especificas que teve enquanto lia a história.

aplicativos para organizar as leituras

Outras funções interessantes


Além disso, no site há também a possibilidade de você fazer uma meta de leitura anual. E, conforme você vai lendo os livros da sua meta, ele vai apresentando algumas estatísticas interessantes, como a porcentagem de quantos livros da meta foram lidos e qual tem sido a sua velocidade anual de leitura em uma média de números de páginas lidos por dia.

No site/aplicativo você também consegue acompanhar grupos, adicionar pessoas, comentar nas atividades de outras pessoas (por exemplo, se alguém marcou que está lendo determinado livro e você quer conversar sobre o que a pessoa está achando do livro, há um espaço para comentários).

Você pode acompanhar o trabalho de editoras, ficando por dentro de lançamentos. E também há um espaço para quem é booktuber, podendo adicionar os vídeos do Youtube nesse espaço. É uma excelente forma de divulgação! Ou, então, uma forma de você acompanhar seus booktubers preferidos e, também, conhecer novos canais!

No Skoob, além de você organizar as leituras, você também consegue participar de sorteios que ocorrem com frequência. E também há um espaço para troca de livros. Ou seja, são muitas funções que vão além de organizar as leituras!



Usando o Trello para organizar as leituras

O Trello é um site muito conhecimento pelos freelancers e pode ser também muito útil para quem busca formas diferentes de organizar os livros. No Trello você trabalha com quadros, onde você pode fazer lista e adicionar nas listas, cartões.

Dentro de cada cartão, você pode usar várias funções:
  • adicionar imagens;
  • colocar descrição;
  • adicionar comentários; 
  • fazer checklist;
  • colocar etiquetas; 
  • estipular prazos.
Eu uso muito o Trello para meu trabalho como redatora freelancer, mas eu pensei em fazer um teste para mostrar a vocês algumas formas diferentes que podemos usar no site. E até me surpreendi em como realmente o Trello pode ser útil para a organização de leituras, metas e etc;

como organizar suas leituras no trello

Nesse exemplo, eu coloquei quadros para cada mês. Dessa forma, posso ter um controle visual muito bom de como foi o andamento das leituras. E, clicando no cartão, tenho acesso a informações adicionais.

como organizar suas leituras no trello


Outra forma que eu imaginei, foi de fazer as metas com um quadro. Por exemplo, eu tenho algumas metas literárias bem especificas para 2019. E, para me organizar, decidi criar listas para os meses. E, então, criar cartões para ter um controle maior sobre o que estou lendo. Além da lista mensal, criei uma geral com vários cartões, para cada tipo de meta.

Goodreads: Esse é um site/aplicativo muito famoso. Mas que, infelizmente, eu não consegui me adaptar nem um pouco. Nesse artigo do LaOliphant, você encontra um pouco de informações sobre como funciona o site e as vantagens. Vale a pena conhecer e

Você tem alguma dica de site ou aplicativo para organizar as leituras também? Compartilha aqui nos comentários!


Se inscreva na newsletter e receba conteúdo exclusivo!



7 comentários:

  1. Muito bom! o Skoob já conhecia mas nunca lembrei de usar para isso, acabei de baixar no meu celular e vou comecar a usar hoje mesmo!
    Beijos
    https://oneoffjulia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lex, tudo bem? Ótimo post, super explicativo e útil! Eu adoro o Skoob e utilizo o Goodreads também, apesar de gostar mais do primeiro. Não conhecia o Trello e foi saber de mais uma plataforma. Eu também faço a minha própria lista em Excel mesmo onde coloco as informações mais importantes do livro, é bem útil e eu consigo me "achar" melhor, porque é mais visual e eu mesma que coloco todas as informações que preciso.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  3. ah adorei conhecer esses apps, ja usei mt o skoob e confesso que hj em dia nem lembro que existe, faço algumas anotações sobre minhas leituras na minha agenda do ano mesmo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lex! Tudo bem?

    Olha, mesmo que eu trabalhe com livros, devo ser a única leitora que não se adapta ao Skoob. Eu não sei, mas nunca me interessei e sempre que tentei usar, não gostei. Me sinto uma leitora meio ruim toda vez que digo isso... kkk
    O trello já tinham me indicado e vou tentar usar porque preciso muito me organizar melhor.

    Beijos,
    Blog Magia é Sonhar
    Canal Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  5. Oi, miga!
    Eu amo o Skoob e também prefiro ele ao Goodreads. Comecei a organizar as minhas leituras pelo Trello esse ano após ver um vídeo na internet sobre isso e até agora tem funcionado bem. Já tentou fazer anotações pelo Evernote? Parece ser muito prático e legal.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aléxia!
    Eu adoro organizar minhas leituras, tipo o SKoob e o Goodreads, que ajudam bastante. mas queria um site onde eu pudesse escrever resenhas com spoilers, além do skoob, porque aí eu ia lembrar certinho do livro e quando fosse ler uma série, não teria esquecido o que aconteceu.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Aléxia!
    O Skoob também é minha rede preferida para organizar minhas leituras. Acho muito completo e você ainda pode interagir com outros leitores. Aliás, uma plataforma exclusivamente formada por leitores não tinha como ser ruim!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir

BlogsBrasil