segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Desafios literários para você participar!

Você já pensou em participar de alguns desafios literários? Eu sempre vejo, nos grupos dos quais participo, muitos leitores falando sobre desânimo para continuar lendo. Mesmo quando temos uma grande paixão pela literatura, isso pode acabar acontecendo às vezes. A rotina pesada de trabalho, os estresses do dia a dia e falta de tempo podem acabar nos obrigando a deixar a leitura para lá até que ela deixe de ser um hábito.

Muitas vezes também acabamos desanimados de estarmos sempre lendo as mesmas coisas. Ou nos sentimos sozinhos pela falta de amigos e companhias de leitores que compartilham dessa mesma paixão. Em todos esses problemas que um leitor pode acabar enfrentando, os desafios literários ajudam. 

Os desafios literários podem ajudar você a:

  • se manter motivado a ler mais; 
  • conhecer novas histórias; 
  • se aventurar em coisas novas; 
  • encontrar uma rede de leitores com propósitos parecidos.
 O mais legal é que na internet você consegue achar diversos desafios literários para participar e se envolver. Alguns deles tem grupos em redes sociais, como Facebook, para ajudar a manter a motivação, compartilhar opiniões e indicações. Existem desafios literários que podem ser feitos em tempos mais curtos, como meses, outros para serem levados para a vida. O importante é você participar de algo que lhe deixe motivada e inspirada, que faça você se sentir abraçado e conectado com essa paixão de algum modo. 

Os desafios literários para participar

198 Livros 

A Camila Navarro, do blog Viaggiando, criou alguns desafios literários muito legais e entre eles está o 198 livros. Esse desafio consiste em você fazer uma viagem ao mundo da literatura. Ou seja, ler um livro de todos os 198 países. A escolha dos livros se dá pelo enredo representar aspectos culturais e/ou históricos do local e que o escritor seja local também.

Muitas pessoas acabaram embarcando no desafio de 198 livros e eu mesma já pensei em participar. É uma excelente forma de conhecer diferentes lugares do mundo, especialmente países que não ouvimos muito falar e que acabam sendo esquecidos quando o assunto é literatura. Além disso, é uma forma de agregar muitos novos conhecimentos de diferentes culturas e nações. Vale muito a pena saber mais do projeto e no site da Camila tem uma lista com diversos livros que ela já leu, de diferentes países.

Prazo para participar: A Camila não se deu um prazo para finalizar o projeto, apenas uma data para começar. É um projeto extenso e dificil, especialmente para achar livros de determinados países e principalmente se você não lê em outras línguas, como espanhol, inglês ou francês. Mas você pode se colocar um prazo mais extenso, de dois ou três anos, por exemplo, caso sinta que é necessário para manter a motivação.

via GIPHY

Desafio Literário Rory Gilmore

Quem já assistiu Gilmore Girls sabe que a Rory é uma leitora ávida e está sempre com um livro em mãos (na cabeceira, na mochila...) e existe há um bom tempo um desafio chamado 'Rory Gilmore Book Challenge", uma lista com todos os livros lidos por ela durante toda a série.

Agora há alguns problemas com esse desafio: muitas pessoas usam listas diferentes - tem listas com quase 400 livros, outras com 200 e poucos... Há algumas que estão faltando livros, outras que tem filmes citados (quando não existe nem o livro do filme...). Ou seja, é meio bagunçado e dificil de entender a lista e, consequentemente, fazer o desafio.

Eu achei várias listas diferentes, mas a maioria delas (dos sites mais confiáveis) contam com 339 livros. Vou deixar aqui algumas listas (umas traduzidas e outras em inglês):
A lista é repleta de livros clássicos e sem dúvidas é um dos melhores desafios literários para quem quer algo para fazer durante a vida - afinal, são muitos livros e a maioria são muito difíceis de ler, tornando meio dificil estipular um prazo exato. Alguns livros da lista: Alice no País das Maravilhas; 1984; Anna Karenina; Crime e Castigo; Laranja Mecânica...


Desafio literário da BBC - 100 livros

Mais um desafio literário para quem gosta dos clássicos. Há um tempo vem circulando esse desafio e a Revista Bula resolveu traduzir os títulos. Os 100 livros são considerados, através de uma pesquisa de 2003, os melhores romances de todos os tempos. E o desafio é de que alguém já tenha lido mais de seis obras da lista.

Eu analisei os títulos e gostei bastante, inclusive tenho pensado em fazer o desafio. Entre os livros eu já li: Orgulho e Preconceito; Alice no País das Maravilhas; O Diário de Bridget Jones e O Pequeno Príncipe. Lá há desde clássicos, até livros mais contemporâneos. Sem dúvidas deve ser bem legal fazer o desafio. Confira a lista completa aqui.

100 livros essenciais da literatura brasileira - Revista Bravo

Agora vamos falar de um desafio 100% focado em nossa literatura? Infelizmente temos muito trauma dos livros brasileiros, especialmente os clássicos. Isso graças à obrigação de ler na escola muitas dessas obras. Acaba que as pessoas tem a visão de que a literatura brasileira é chata. Mas, então, cai no esquecimento a importância dela, o valor que há. Especialmente para quem é brasileiro e precisa conhecer mais de sua própria sociedade, de seu país.

O desafio literário 100 livros essenciais da literatura brasileira é de acordo com uma lista que saiu da Revista Bravo, em 2006, sobre os cem livros essenciais da literatura brasileira, como é o nome do desafio. Mas quem desafiou mesmo foi a Tatiana Feltrin. Vou deixar aqui o link do vídeo dela e na descrição do vídeo tem a lista com todos os livros.



Vocês já pensaram em participar de desafios literários? Eu tenho pensado em começar a me comprometer com isso e, quem sabe, criar um meu próprio, de acordo com meus gostos e também fazendo com um prazo definido. Me contem aqui qual vocês mais acharam interessantes! 

9 comentários:

  1. Oi, Lex! Tudo bom?
    Eu aaaaamo entrar num desafio, mesmo que floppe em quase todos UHUHASUHASUHAS
    Esse de ler livros de 198 países diferentes parece maravilhoso! Mas, misericórdia, imagine achar tanta história assim - ainda mais aqui no Brasil, que mal publica direito os norte-americanos/ingleses ¬¬

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lex,
    Não sou muito boa para participar de desafios haha.
    Já cheguei a participar de uns, mas foram um desastre. Porém, adoro a ideia de todos e os tópicos ressaltados por você, são bem verdadeiros. Eu mesma me vi mais assídua com a leitura quando participei do primeiro. Tenho muita vontade de fazer esse da Rory e o da BBC.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oi! O dos países é bem interessante, mas eu sempre quis participara do desafio da Rory. Eu estava mesmo procurando a lista dela. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aléxia
    Eu gostei das suas indicações e desafios são bons para quem realmente quer ler mais, é um bom incentivo. Infelizmente eu não participo mais porque eu flopo muito, falo que vou ler e não leio nada, só o que eu realmente quero, é triste.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  5. Eu achei a ideia do desafio de 198 paísese muito bacana, mas pouco aplicável. Estou pensando seriamente em participar do desafio da BBC e/ou do desafio da literatura brasileira.

    ResponderExcluir
  6. Que super desafios, amei!

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lex, tudo bem? Menina, que post demais! Adorei!!! Eu não estou me sentindo desmotivada a ler, mas sempre quis participar de algum desafio. Até hoje não tinha me animado, porque não gosto muito de seguir listas de livros (aliás, não faço nem TBR mensal, gosto de deixar o humor e a vontade me guiarem na escolha das leituras), mas adorei as dicas dos desafios. Então, adorei o 198 países e da Rory Gilmore (esse eu já conhecia, mas a quantidade de livros deu uma apavorada). Vou salvar as dicas aqui e ver se começo um desafio no ano que vem! Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Lex, quantos desafios maravilhosos. Ainda não conhecia, mas eu amei o primeiro e assim que terminar minha listinha de livros que eu atrasei eu pretendo começar, essas são ótimas formas de nos fazer sair da zona de conforto né?

    Muito obrigada por ter feito esse post, ele só reforçou a minha paixão pela leitura <3

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, que belas dicas e desafios :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/shorts-and-autumn-why-not-22182

    ResponderExcluir

BlogsBrasil