domingo, 29 de julho de 2018

Moça com brinco de Pérola, de Tracy Chevalier | Resenha #20

Moça com brinco de Pérola, de Tracy Chevalier
Um livro de R$1 no sebo, 239 páginas amareladas e uma pintura histórica de um importante pintor holandês como capa. Isso foi suficiente para que eu levasse Moça com Brinco de Pérola para casa e deixasse que essa leitura se tornasse uma das melhores do ano.

Título: Moça com Brinco de Pérola
Autora: Tracy Chevalier
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 239
Ano: 2002

A história começa em 1664, Griet, uma garota pobre e protestante de Delft, cidade holandesa, é contratada por uma importante família rica católica para ser sua criada. Por conta da situação financeira em sua casa desde que seu pai perdeu a visão em uma explosão durante o trabalho, Griet se vê obrigada a ir trabalhar na casa de Vermeer, esse importante pintor, e sua grande família.

Com trabalhos árduos e desgastantes, Griet começa a conhecer um outro lado da cidade (e da vida) em que sempre viveu, mas que não conhecia até então. Então, tudo começa a mudar quando o pintor passa a pedir a ajuda de Griet em seu atelier, e a jovem moça, encantada pela arte que não conhecia até dado momento, se coloca no lugar de ajudar seu patrão com o que ele lhe pedir, só tem um problema: isso deve ser mantido em segredo.

O livro é composto de três partes: 1664, 1665 e 1666. Não há capítulos, mas pequenas divisórias. Em dois dias eu consegui devorar essa história sem nem piscar e precisei de muitos outros para conseguir assimilar tudo que li. Embora seja um livro curto, de leitura fácil e envolvente, os personagens me colocaram em uma situação desconfortável, mas reflexiva.

Moça com brinco de Pérola, de Tracy Chevalier

Os personagens são bem construídos e tão reais que coloca o leitor em um conflito interno muito grande. Em um momento, Griet parece apenas ser uma moça ingênua que não sabe muito bem o que fazer e como agir, em outro parece que sua mente é tão maliciosa que dá medo do que ela pode fazer. Acho que isso foi o que mais me fez refletir: o livro vai além dos personagens bonzinhos e malvados. Vemos que todo mundo tem seus vícios e virtudes.

Os papeis são tão bem colocados e desenvolvidos, a narrativa tem uma precisão histórica sobre modos, detalhes, costumes, roupas e espaço impressionante, mas ao mesmo tempo não chega a ser entediante. É fácil conseguir imaginar a mansão dos Vermeer, as roupas de Griet, as crianças da casa e até os quadros do famoso pintor sem nunca ter visto. É como se 1664 tivesse sido mês passado.

Além disso, Tracy conseguiu fazer não só uma bela descrição histórica, mas também artística. Ora, se o livro é sobre esse famoso pintor, é claro que devemos conhecer mais de suas obras. Através dos olhares cru de Griet, que como uma moça simples o mais perto que chegou de arte foi com os azulejos pintados que seu pai fazia, vamos aprendendo junto com ela sobre a arte, como como enxergar um quadro. Tracy, de fato, nos ensina muito.

O livro ganhou em 2003 uma adaptação cinematográfica, com a atuação de Scarlett Johansoon como Griet.

via GIPHY

Sobre a história em si, durante a leitura é possível imaginar o que vai acontecer, mas não como. Achei que o desenrolar teria sido outro, mais rápido, mais intenso do que realmente foi. Mas devo confessar que acabei me vendo aliviada de ter sido diferente, pois refletiu a época, refletiu os costumes. Vivemos hoje em um mundo em que tudo é tão rápido que nos pegamos desprevenidos com um desenrolar mais lento, que reflete uma outra época.

O livro foi uma descoberta maravilhosa. Se você gosta de livros históricos, com boas narrativas, bons detalhes de uma época não vivida e personagens conflituosos e intensos, você vai amar devorar as páginas de Moça com Brinco de Pérola.


Nota: 5/5 

Notas: 1 - Ruim, péssimo;  2 - Médio, regular; 3 - Bom, legal;  4 - Muito bom;  5 - Ótimo, incrível; ♥ - É um dos meus preferidos
 Quer acompanhar minhas leituras? Me adiciona/segue no skoob!

Se interessou por 'Moça com brinco de pérola'? Compre pela Amazon!



14 comentários:

  1. Oi, Aléxia
    Que bom que você gostou do livro. Um dos motivos deu não ir aos sebos é que só encontro livros que eu não quero ler lá, e Moça com brinco de pérola é um desses. Nunca fui fã de arte e vi o filme mas só pensava no quanto era tudo chato e sem graça, não me cativei pela história. Provavelmente não leria mas é ótimo saber que alguém gostou.
    Beijos

    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. achei bem interessante a narrativa. Já tinha ouvido falar mais ainda não li.
    bj www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Aléxia. Eu realmente queria me interessar mais por livros históricos, mas infelizmente essas histórias não conseguem me prender e acabo me frustrando com a leitura, por isso gosto tanto de acompanhar resenhas desses livros que me fazem ter uma ideia do que se trata. Gostei da premissa do livro e parece ser bem interessante, acho que esse tipo de livro precisa ser o mais real que puder, mesmo sendo uma ficção, para que o leitor seja transportado para a época.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Acabei de conhecer o seu blog e estou impressionada com a qualidade dos conteúdos daqui, inclusive já estou seguindo. Eu amo ir nos sebos porque eu sempre encontro livros ótimos com preços melhores ainda. Eu já tinha visto essa arte, mas não sabia que tinha um livro e um filme sobre. Com certeza se eu tiver uma oportunidade, irei ler.

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Que bom que gostou do livro, eu não conhecia..o filme parece ser bem antigo tbm...
    Valeu a dica.

    Beijos !!
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  6. Que post incrível, no sebo encontramos muita coisa bacana e por um preço que dispensa comentários. Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem empolgada para conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Aléxia! Tudo bom?
    É muito bom achar um tesouro desses no sebo, nénom?
    Não conhecia o livro, mas curti a resenha dele.
    Obrigada por comentar lá no blog!
    Volte sempre!

    Blog: miiistoquente ~
    Instagram: @miiistoquente ~

    ResponderExcluir
  8. Quando eu comecei a ler a resenha eu sabia que já tinha visto essa história em algum lugar, aí cheguei na parte da adaptação e entendi o porquê da sensação hahaha. Ainda não vi o filme, mas acho que vi uma ou outra resenha sobre ele. De qualquer jeito, não sabia que havia um livro da história e confesso que fiquei bem interessada, parece ser uma ótima leitura! E esse preço? Amém, sebos!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de romances de época, mas sou apaixonada por livros que trazem narrativa histórica, e misturando tudo isso com a minha paixão maior ainda por arte, devo lhe dizer que fiquei tentada a ler esse livro. Eu sabia da existência do filme, mas não sabia que havia uma obra literária.
    Ótima resenha e mais ainda, um tesouro achado no sebo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  10. Gostei desse livro ainda não conhecia.
    Parece uma boa leitura.
    Beijos
    www.janamakesesmaltesecia.com.br/

    ResponderExcluir
  11. eu ja vi o filme algumas vezes e sempre tive curiosidade em ler o livro pq adoro arte e romance histórico, fiquei ainda mais curiosa com sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lex!
    Menina, esse foi um achado e tanto. Infelizmente, não sei se seria uma boa leitura pra mim, mas não descarto a possibilidade.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lex!
    Eu não li esse livro ainda, mas já conhecia. Infelizmente, ele não me chama a atenção e não tenho muita vontade de ler. Fico um pouco triste com isso, pois já vi comentários maravilhosos sobre ele. Quem sabe no futuro, né?
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  14. Esse é um livro que sempre quis ler, mas nunca tive a chance. Que achado, hein? R$1,00 é mais que amigo! xD
    Depois da sua resenha, só fiquei mais ainda a fim de ler!

    Beijo1
    Cores do Vício

    ResponderExcluir

BlogsBrasil