quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Caraval, de Stephanie Garber | Resenha #3

Caraval resenha
Eu confesso que não leio muitos livros de fantasia, mas depois de ver tantas resenhas de Caraval dizendo o quanto o livro era mágico e incrível, minha curiosidade e expectativa para ler foi aumentando muito. Até que eu finalmente consegui adquirir o livro e começar a leitura...
Título: Caraval
Autora: Stephanie Garber
Editora: Novo Conceito
Páginas: 351
Ano: 2017





Caraval é um evento cheio de magia e mistério feito pelo Mestre Lenda. O espetáculo, que na verdade é um jogo, é cheio de ilusões, mentiras e tramas, onde pode levar até mesmo as pessoas à loucura - ou encanta-las para sempre! Scarlett e Donatella cresceram ouvindo a avó contando sobre quando ela própria participou do Caraval, como o Caraval era lindo, mágico e especial, marcando para sempre a vida de quem participava dele. E a cada nova informação sobre o espetáculo, mais admiradas elas ficavam. 

Com o passar dos anos, o desejo delas de participar só ia aumentando. Com isso, Scarlett escrevia cartas e mais cartas a Lenda, pedindo que ele mandasse para ela e sua irmã, Tella, convites para participar do jogo. Durante todos os anos nenhuma resposta nunca chegou a elas e agora, prestes a finalmente se ver livre das garras de seu pai, graças a um casamento arranjado por ele próprio, Scarlett já não deseja mais participar do grande espetáculo. Tudo que ela quer é poder viver em segurança, longe do Governador Dragna, seu pai, e levar sua irmã consigo para que, finalmente, elas possam viver felizes e sem medo.


Caraval resenha

E então, finalmente Lenda resolve convidar as meninas para participar do jogo. Tem um porém: o casamento de Scarlett - sua chance de ser livre - é daqui alguns dias, além de ser impossível ir para o Caraval e voltar a tempo de casar-se, Scarlett sabia que seu pai ficaria uma fera com a fuga de suas duas filhas. Por isso, Donatella resolve assumir o comando e, com a ajuda de um marinheiro misterioso, sequestra a irmã, levando-a para o Caraval. Chegando lá, no entanto, Tella desaparece, e então Scarlett descobre que tem apenas cinco dias para achar sua irmã e que Tella é a peça chave do jogo deste ano - quem a encontrará receberá a recompensa: ter um desejo - qualquer que seja o desejo! - concedido, graças à magia de Lenda.  

[...] Seus olhos estavam sombrios, os maxilares mais afiados do que de costume, uma expressão feita de coisas quebradas. Scarlett desejou saber como conserta-lo, mas ele parecia quase tão danificado quanto ela própria. (Página 209)

Eu sei que essa introdução ficou IMENSA, porém eu ainda sinto que é pouco para poder falar sobre o que é Caraval. O livro, desde o seu começo, é repleto de detalhes, a história é muito bem montada, os personagens são profundos, os acontecimentos se conectam em um grande quebra cabeça, tudo faz sentido - embora a gente não entenda muita coisa por causa do mistério. O livro é, de verdade, uma obra-prima. 

A história se passa em um mundo diferente, separado por dinastias, um novo calendário e todos esses elementos necessários e criativos que fazem a leitura ficar ainda mais especial. Caraval é aquela história de fantasia que nos conquista logo nas primeiras páginas, tem aquela magia que faz a mente viajar, a criatividade fluir e a imaginação recriar cada cena, cada pessoa, cada vestimenta, cada detalhe que é narrado. Tudo isso sem deixar a leitura monótona nem cansativa. Simplesmente sai naturalmente. 


Você sente vontade simplesmente de entrar na história, e foi por isso que assim que comecei a ler procurei igual louca uma trilha sonora com músicas que combinassem com o livro (recomendo vocês ouvirem essa aqui enquanto leem), o que acabou fazendo a leitura se tornar ainda mais especial e emocionante!

Assim como nossa protagonista é alertada em todos tempo de que é necessário ter cuidado com Caraval, dado que o jogo poderia enganar as pessoas a tal ponte de elas tornarem as mentiras, magias e loucuras do jogo em sua realidade, nós também somos alertados a todo tempo e, igual Scarlett, eu acabei sendo seduzida por tudo que envolve o Caraval, lutando e falhando em desvendar o jogo, que a cada momento virava minha mente do avesso.

Caraval resenha

É um excelente livro e se tornou um dos meus preferidos. A escrita da Stephanie Garber é fluida demais e praticamente mágica, ela consegue descrever os personagens, lugares, sentimentos e tudo mais que envolve a história com  absoluta maestria, isso tudo de forma simples, mas ao mesmo tempo densa, como se você fosse imergir naquelas palavras. 

Eu não tenho nem palavras para descrever o quanto os personagens são bem construidos, o quanto o livro abre pontas e volta fechando cada uma delas - isso é muito dificil de fazer, pessoal! Cada mistério, cada suspense, cada pergunta, ao final é respondida de forma sensacional e completamente surpreendente. 

Antes, Scarlett sempre sentia que não tinha escolha. Agora, começava a perceber que tinha. Só precisava ser corajosa o bastante para fazer as escolhas difíceis.

E que final, meus amigos! Eu em dado momento da história já nem sabia mais o que pensar e nem que desfecho poderia levar o livro. Ele vai dando reviravoltas impressionantes e ao final temos o grande desfecho que me deixou de boca aberta e coração acelerado, conforme as páginas iam acabando minha ansiedade ia me corroendo e eu queria ler mais e mais rápido para poder descobrir tudo. E quando acabou, eu fiquei querendo que tivesse lido mais devagar, apreciado cada palavra... Foi uma loucura!

Eu simplesmente não mudaria nada no livro todo, ele é perfeito! E o mais incrível é que a autora consegue fazer um final completo e ainda assim deixar aquele suspense e curiosidade para a continuação - que, pelo que vi, já foi lançada lá fora. 

Por fim, mas não menos importante, eu não poderia deixar de fazer enormes elogios à Editora Novo Conceito pela diagramação maravilhosa do livro, que é composto por páginas desenhadas, mapas, cartas, bilhetes, cada coisa mais linda que a outra que ajudou muito na experiência da leitura, fazendo tudo parecer ainda mais real. ♥ 

E você? Já leu essa história? Ela está na sua lista de leitura? Me conta!

Nota: 5/5

Notas: 1 - Ruim, péssimo;  2 - Médio, regular; 3 - Bom, legal;  4 - Muito bom;  5 - Ótimo, incrível; ♥ - É um dos meus preferidos

Quer acompanhar minhas leituras? Me adiciona no Skoob! ♥  

Compre Caraval diretamente na Amazon:


5 comentários:

  1. Nossa, esse livro parece magnífico!! Acredita que eu ainda não havia ouvido falar nele (ultimamente tenho me sentido realmente perdida nesse mundo literário).
    Eu gosto muito de fantasia e, saber que nesse livro além de muita mágica, muito jogo e desavenças estão inclusas, faz com que minha curiosidade fiquei aguçada 30 vezes mais
    Com certeza darei uma chance para o livro assim que eu obtiver oportunidade ^^

    xoxo
    www.foradocontexto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Baixei essa semana este livro e fiquei na dúvida entre outros que baixei, então deixei ele de lado. Mas agora com certeza vou começar a leitura! Só sinto ele ter continuação, não gosto de esperar rs
    Obrigada por compartilhar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    esse livro foi a febre de 2017, desejei muito lê-lo, mas como o dinheiro evaporou de minha carteira não pude comprar e finalmente ler. Mas, cada vez que leio um a resenha, volta a vontade de ler. Quem sabe esse ano...
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  4. É tão bom quando um livro que tá em alta supre as nossas expectativas. Fico feliz que o livro tenha lhe agradado, porque geralmente acontece o contrário. Parece mesmo ser uma fantasia bem montada e de tirar o fôlego, além do mais livros de narrativa fluida são ótimos. Quero ler algum dia. Eu cheguei a ver a diagramação do ebook, e já dava pra ver o capricho nos pequenos detalhes.

    Att,
    Pedro Silva
    www.decaranasletras.com

    ResponderExcluir
  5. Oie
    muito legal sua resenha, que legal que a leitura te agradou de forma tão grande, eu acho que ainda não conhecia bem o livro, agora que sei melhor do que se trata e depois dos seus elogios bateu uma curiosidade, bem legal a dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

BlogsBrasil