segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

13 Formas de você apoiar um autor nacional

Você já leu um livro nacional recentemente? E apoiou, de alguma forma, um autor nacional? Existem muitas formas de fazer isso - e várias delas você não precisa gastar nada!

Muitos autores nacionais ainda sofrem com o preconceito que muitas pessoas têm de que a literatura nacional não presta. Mas isso está longe de ser verdade. E com o apoio de leitores, a gente consegue ajudar a desconstruir essa ideia, apoiar essas carreiras e ainda ajudar a abrir portas para pessoas muito talentosas. Quer saber como? Eu listei 13 formas diferentes de você ajudar a apoiar um autor nacional.

 apoiar um autor nacional
Em mãos, o livro Fazendo Meu Filme. A história que fez eu me apaixonar por literatura nacional.

Comprar o livro

Vamos começar pelo óbvio, né? A melhor forma de a gente começar a apoiar um autor é comprando seu livro. E, olha, nem todos os livros são assim tão caros. Além do mais, temos muitos autores - tanto publicados por grandes editoras, quanto independentes - que publicam e-books por um precinho bem bacana!

Muitas pessoas ainda tem uma visão super equivocada do que é ser autor nacional e acha que quem publica um livro começa a nadar em dinheiro, quando na verdade o autor recebe uma parcela muito pequena do valor de cada livro vendido. Então, nada mais justo que apoia-los, comprando e dizendo NÃO para a pirataria.

Avaliar o livro na Amazon

Já que comentei em e-book, vamos falar sobre as avaliações da Amazon que são muito importantes para o autor! Sério, isso ajuda o livro a ter mais alcance para outras pessoas na plataforma e ainda é um ótimo sinal para futuros leitores: quanto mais avaliação positiva, mais isso significa que o livro é recomendado, logo mais pessoas vão confiar e dar uma chance para a leitura.

E sabe quanto custa fazer isso? 0 CENTAVOS! Claro, você precisa comprar o livro/e-book, ou ler pelo Kindle Unlimited ou, se você foi sortuda e conseguiu baixar o livro de graça em algum dia, aí você não vai ter gastado nada mesmo para fazer isso.

Sério, toma apenas alguns minutinhos da sua vida, mas ajuda demais o autor!


Resenhar o livro no Skoob ou Goodreads

É a mesma lógica de avaliar na Amazon. Ambas as plataformas, o Skoob e Goodreads, permite que você avalie o livro e escreva resenha sobre. Além disso, é sempre bom ir comentando conforme vai lendo - isso ajuda outras pessoas que você tem na rede a visualizarem o livro. Não custa nada, mas ajuda outras pessoas a entenderem melhor aquela história, se motivarem a ler, adicionarem em suas estantes e isso ajuda o autor. 

Indicar o livro para amigos

O marketing mais velho e eficaz de todos os tempos: o famoso boca a boca. Leu um livro muito legal? Comenta com seus amigos, indica, recomenda, fala que é bom e que eles vão gostar também. Além de estar incentivando a leitura de um modo geral, você estará ajudando o autor a se tornar mais conhecido, alcançar mais pessoas e divulgando suas obras.

Comente sobre as leituras nas redes sociais

Você pode participar de grupos de leitores, postar a foto do livro nos seus stories, comentar no Twitter sobre o livro que está lendo... tudo isso ajuda muito e faz essas histórias se tornarem conhecidas!

via GIPHY

Compartilhar as publicações do autor

Seguimos na meta de apoiar sem gastar dinheiro: compartilhe os posts do autor. Seja no Twitter, Facebook ou Instagram. Isso não significa que você precisa compartilhar tudo, todos os dias. Mas se você viu algo legal e sabe que seus amigos podem se interessar, ou viu o autor divulgando alguma promoção, ou tá rolando um lançamento... Compartilhe!

Mesmo quando eu não li ainda o livro, mas já conheço o autor e acredito que o livro é bom e outras pessoas podem gostar, eu compartilho.

Curtir a página dos autores

Para você ficar sabendo dessas notícias que comentei acima, é bom estar curtindo as páginas dos autores, né? Se ele tive um canal no YouTube, conta no Twitter, Instagram... Enfim, dá uma conferida sobre isso e vai seguindo esse pessoal.

Ah, e esse é o lado bom da literatura nacional, aliás. Você tem uma proximidade muito grande com os autores da história que você leu e ama. Além do mais, eles são extremamente bem receptivos e sempre que podem estão interagindo com os leitores, respondendo comentários e tirando dúvidas. Só amor! 

Como o assunto já é apoiar, vou indicar alguns autores que eu amo seguir (especialmente no Twitter), é só clicar no nome de cada para ver o perfil: * Iris Figueiredo; * Clara Savelli; * Larissa Siriani; * Julia Braga; * Miranda Telles;  * Clara Alves

Apoie eventos literários

Pouca gente sabe, mas acontece MUITO evento literário. O motivo disso é que não existe uma divulgação tão pesada sobre o assunto, então às vezes passa batido. Mas tem clubes do livro espalhados por aí, tem eventos de lançamento, tem eventos diversos só para quem ama ler e cheio de autores nacionais. Participar desses eventos é uma oportunidade rica de conhecer mais autores, ter a chance de conversar pessoalmente e estar incentivando.

Para ficar por dentro, é bom seguir os autores e seguir pessoas que trabalham nesse meio (que são da mesma região que você, preferencialmente).


Incentive a publicação dos autores

Se você é do tipo que sempre descobre autores incríveis no Wattpad ou com publicação de livros independentes na Amazon, por exemplo, você também pode apoia-los incentivando sua publicação em grandes editoras. Já pensou nisso? Chegar e comentar na página daquela editora que tem tudo a ver com aquele tipo de história que seu autor do escreve e falar: ei, vocês já conhecem a fulana? ela é incrível!

Financiamento coletivo

Muitos autores agora estão fazendo várias campanhas de financiamento coletivo para conseguirem publicar suas histórias. É um processo difícil publicar um livro físico, porque envolve alto investimento e terceirização de muitos serviços (revisão, capa, diagramação, impressão...). Mas com os leitores apoiando antes, isso se torna mais possível.

O lado bom dos financiamentos é que você, normalmente, sempre podem apoiar de diversas formas: com pouco dinheiro (às vezes a partir de até R$5) e recebendo algum mimo especial, ou em alta quantia, recebendo o livro e MUITOS mimos depois.

Solicitar o livro em bibliotecas

Você já pensou em solicitar livros de autores nacionais nas bibliotecas - municipais, estaduais e das escolas? Foi assim que eu descobri os livros da Paula Pimenta e, para meu absoluto choque na época, descobri que era possível ter autores nacionais bons e que escreviam livros para jovens! Então, na sua escola: fale com a diretora ou bibliotecária; vá nas bibliotecas e pergunte se tem aquele autor, se não tive deixe um pedido.


Convidar o autor para a sua escola

Muitos autores são em escolas, tanto dar palestras, como participar de bate-papo com os estudantes. Uma forma de você apoia-los é falando com sua escola sobre o autor e incentivando para que eles o convidem. É uma oportunidade excelente para o autor, mas também para a escola. Muitos jovens ainda não descobriram a paixão por ler livros justamente por achar que isso é algo chato e muito distante da realidade, inacessível. Mas ao convidar um autor para conversar e contar sobre suas histórias, esse tipo de pensamento pode mudar.

Fazer comentários positivos sobre a literatura nacional

Esse é bem abrangente, mas é essencial.

Muitas pessoas tem preconceito com a literatura nacional e ainda não sabe que esse mercado tem se expandido: cada vez mais editoras grandes estão publicando nacionais; os gêneros são os mais diversos; tem autores que são incríveis... 

Ao ajudar a disseminar isso, você está ajudando não só um, mas todos os autores nacionais que lutam diariamente para conseguir abrir um espaço e tornar suas histórias conhecidas.


Existem muitas outras formas de ajudar os autores nacionais a divulgarem seus trabalhos, algumas você pode gastar dinheiro, outras pode ser de graça. Você conhece mais alguma forma? Comenta aqui embaixo - aproveita e indica um autor que você acha que todo mundo deveria conhecer!

Ps: Se você quiser conferir, aqui no blog tem uma seção só de indicação de nacionais! Clica aqui para ler ;) 

Ah, e se você quiser me apoiar também, esses são os meus livros:






Se inscreva na newsletter e receba conteúdo exclusivo


9 comentários:

  1. Amei seu post, as pessoas vivem competindo uma com as outras, pode ver que quase ninguém apoia o trabalho do outro, seja um criador de conteúdo, um autor ou um fotógrafo, por exemplo. Uma pena, se um ajudasse o outro, as coisas seriam mais fáceis! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Super ótimas suas dicas! Eu sou daquelas que indico autores nacionais pros migos até dizer chega!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oii, seu post é essencial e muito muito bom! Tem tantos escritores maravilhosos que não conseguem alcançar um publico... A Amazon é o melhor lugar para encontrarmos eles né? Sucesso pra você <3
    Vou dar mais de mim a ajudar esses autores ^-^
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  4. Olá, Aléxia.
    Achei a postagem muito pertinente. Pior que conheço blogueiros que se recusam a ler nacional. Eu acho que a maior parte dos livros que eu leio são nacionais. Porque eu parto do principio de que amo ler uma boa história e isso independe da nacionalidade do autor. Já faço uma boa parte das coisas que você citou, e as outras vou começar a fazer.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aléxia!! Esse post é super importante, principalmente porque o brasileiro não vê a literatura como algo legal, ainda mais a nacional. É importantíssimo que nós como leitores e blogueiros, incentivem esses autores através desses pontos que você citou, alguns tão simples mas que fazem uma diferença ENORME! Seria muito legal que todos fizessem isso.
    Amei o post, beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ah que post mais legal! com certeza temos que apoiar mais autores nacionais de tds as formas, se nao for comprando livros então divulgando seu trabalho, indo a eventos etc

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas, muitas vezes nos perdemos pelos grandes autores internacionais e esquecemos de valorizar os que temos aqui do nosso lado. Percebi que de todas as resenhas do meu blog, nenhuma é sobre um livro nacional, o que me leva a pensar em uma nova série inspirada por você, como uma maneira de incentivar os nossos autores.

    Confesso também que agora fiquei curioso para ler os seus livros, eles estão disponíveis no Kindle Unlimited? Caso não eu comprarei para fazer uma resenha.

    Um beijo e parabéns pelo lindo trabalho.

    https://www.prototipoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Very interesting post. I like the style of your blog: *
    Best regards <3
    I am following you and invite you to me
    https://milentry-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Aléxia!
    Posts como esse são mais que necessários, amei!!
    Muita coisa mudou em relação à recepção da literatura brasileira pelos leitores, mas ainda temos muito que caminhar.
    Beijos!

    Preguiça Literária

    ResponderExcluir

BlogsBrasil