terça-feira, 21 de agosto de 2018

Você tem esses hábitos literários?


Oi, gente!

Eu estava pensando esses dias sobre o comportamento de leitores. Cada leitor é diferente, é claro. Muitas vezes podemos ter determinado hábito e não ter outro. Mas tem algumas coisas que parecem ser comum a, pelo menos, maioria daqueles que amam a leitura. Será que você também tem esses hábitos literários?

Tem um lugar preferido para ler

É comum que o leitor tenha pelo menos um cantinho preferido para ler em casa - e a depender de sua rotina, até em outros lugares, como escola e faculdade, também. Pode ser na cama, em uma poltrona, no sofá, em uma rede... Ou pode ser em um canto especial na biblioteca da escola/faculdade.Você também tem? O meu é, sem dúvidas, em minha cama. O problema só é de encontrar uma posição que não canse heheheh.

Ama ou odeia ler ouvindo música

Esse aqui é conflituoso, pois ou a pessoa ama ouvir música lendo ou ela odeia. Particularmente eu curto bastante, especialmente quando estou em transporte público. Mas tem que ser uma playlist bem cuidadosa - em especial uma música que eu já conheço, mas não que eu ame tanto a ponto de querer ficar cantando, rs. Às vezes eu sinto que uma leitura precisa ser acompanhada de uma playlist especial, senti isso enquanto lia Caraval, pois queria uma trilha sonora para me sentir mais "ambientada" na história.

Por outro lado, tem leitores que só gostam de ler quando está em um silêncio absoluto. Como é esse hábito para você? E de que time você está?

 
via GIPHY
 (Tradução: É um livro legal, você tem que admitir).

Sempre faz propaganda dos livros preferidos

Tem coisa pior que ler um livro INCRÍVEL e não ter ninguém com quem falar sobre? É horrível. E é por isso que eu sempre tento convencer meus amigos a lerem os livros que eu amei. Nessas horas parece até mesmo que a editora me contratou para fazer a divulgação. O ruim é quando não temos amigos que gostem de ler as mesmas coisas que nós ou, pior ainda, que não gostam de ler nada :( 

Fica se coçando sempre que vê a palavra promoção

Você pode estar com 500 livros na estante que comprou nos últimos três meses e ainda não conseguiu ler. Mas se você enxergar o nome promoção, já era. Dá vontade de levar tudo para casa.
 
via GIPHY
 (Tradução: Nada, nada cheira assim)

Ama cheirar livros

Mesmo que depois você possa acabar espirrando, você não se contém e cheira o livro. Pode ser novo, velho, emprestado... Não importa. O mais legal é que cada livro tem um cheiro único e alguns o cheiro é tão bom que quase não dá vontade de parar de cheirar. 

Sente uma agonia horrorosa quando é interrompido na leitura

Vocês também são assim? :( O pior de tudo é quando você está naquele capítulo em que todas as coisas estão acontecendo, você está com os olhos vidrados, somente seu corpo está no mundo real, porque toda sua mente e coração estão dentro do livro e então... você é obrigado a parar a leitura! Bem que isso poderia ser crime, né?


via GIPHY
(Tradução: Meus livros parecem tristes. Livros podem parecer tristes?)

Odeia quando as capas e lombadas de uma série não combinam

Gente, fala sério! Tem algo pior? Você está super animada para completar a série na estante e quando vê a lombada é totalmente diferente, nem parece ser uma série. Ou quando a capa não tem nada a ver com os outros livros ou... pior, muito pior: o livro tem um tamanho desproporcional a todos os outros. Não vou mentir, dói.

via GIPHY

(Tradução: Eu só levo um livro comigo em todos os lugares. É apenas um hábito). 

Está sempre com um livro por perto

Leitor sempre gosta de andar prevenido - e a verdade é que a gente nunca sabe quando vai conseguir 10 minutinhos para ler. Então tentamos sempre levar pelo menos um livrinho na bolsa. A vantagem de ler em e-book é essa. Com o aplicativo do Kindle, é possível ter vários livros dentro de um próprio aparelho Kindle ou apenas em no seu celular hehehe.

Sempre pesquisa para ver se tem um livro daquele filme ou série

Se você é leitor e não faz isso, faça! Eu não fazia e foi assim que me arrependi amargamente quando assim Um Dia antes de ler o livro. Desde então eu sempre fico atenta para os lançamentos dos filmes e séries - e para os mais antigos também. Às vezes eu não me interesso pelo enredo a ponto de querer ler o livro. Mas é sempre bom conferir antes, né? 

Fica eufórico & morrendo de medo quando vai lançar filme de um livro que você ama


Não é possível que apenas eu seja assim, né? Eu sempre fico mega animada ao ver que terá um filme de um livro que eu curto. Mas ao mesmo tempo, fico com aquele medinho lá no fundo do coração, deles acabarem estragando tudo. E meu coração só sossega quando o elenco é divulgado e o trailer disponibilizado. O problema é que a gente só pode ter certeza que não estragou tudo quando assiste o filme todo, né? Até lá, haja coração!

Sempre compara o filme com o livro

Muitas vezes é chato? É! Mas na maioria a gente nem consegue se controlar. Se lemos o livro e então vamos assistir ao filme ou série, vamos acabar comparando, mesmo a pessoa mais consciente de que o a adaptação não deve ser uma cópia exata (até porque livros e filmes tem formatos diferente, né amores), a gente sempre espera por determinada cena e até mesmo diálogo. Muitas vezes podemos acabar nos decepcionando feeeeio :(

via GIPHY

Promete ler apenas mais cinco minutos, mas sabe que é mentira

É uma lei que governa a todos os leitores. Nós sempre nos enganamos assim.

Você também têm esses hábitos? ♥ Comenta aqui e vamos conversar sobre isso!

17 comentários:

  1. Tenho muitos! HAHAHAH
    Sou a louca das promoções, menina! Mas confesso que ultimamente tenho me controlado, rs
    Adoro comparar livroxfilme, não gosto de ouvir música e ler ao mesmo tempo, curiosamente n tenho um local preferido para leitura...
    Adorei o post!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lex!
    Menina, tenho sim todos esses hábitos literários e não escondo de ninguém, principalmente quando me interrompem na leitura. Ô ódio!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Aléxia! Super me diverti com esse post, porque me enxerguei em vários hábitos, hahahaha! Além desses tenho outros dois que podem ser até um pouco perigosos com risco de spoilers: eu olho o número da última página quando começo a ler o livro (mesmo que eu saiba quantas páginas tem) e eu dou uma "roubadinha" e procuro uma ou outra cena de romance pra me derreter quando a leitura fica arrastada (claro, em livros que tenham essas cenas de romance, mas não leio mais de 5 ou 6 linhas).
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aléxia!
    Acho que todo mundo faz isso, mas vou falar o que eu realmente não faço, como o caso de cheirar livros. É o clichê dos leitores mas eu não vejo porque fazer. Na verdade gosto de ficar analisando a textura das folhas dos livros que leio, amo isso de verdade.
    Amei o post!
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Alexia!
    Menina eu sou do tipo que o meu cantinho PRA TUDO NA VIDA é minha cama, se eu pudesse viver em cima dela eu viveria. Quanto a música, super não consigo. Na real a música em um contexto geral nunca fez muito parte da minha vida. Uma coisa que eu com certeza amo são adaptações. Antigamente eu era mais chata quanto a isso, hoje em dia sou mais de boas. Tem algumas que eu odeio, tipo GOT, mas por vários motivos que vão além da adaptação em si.

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  6. Oi Aléxia!
    Tenho muitos desses! hehehe
    Também adoro ler na minha cama, fechadinha no meu quarto. É o lugar em que as minhas leituras rendem melhor, onde me concentro melhor.
    Quanto à música....nem cogito ouvir algo enquanto leio. Se estou com um livro, sou toda dele hehe
    Não poder conversar com ninguém sobre um livro que amamos é horrível mesmo! Por isso é tão bom ter um blog ;)
    Sabe que as lombadas diferentes não me incomodam? Claro que prefiro elas combinando bonitinhas, mas se não forem assim não vejo como problema.
    Sobre cheiro de livros, promoções e interrupções....nem vou comentar hehe.
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei com vários desses hábitos.
    Eu só não tenho o costume de cheiras os livros e odeio ler escutando música. Engraçado, eu consigo ler com o mundo caindo, barulho de obra, de televisão, gente conversando, mas música não. É que eu gosto muito de música, então fico com a atenção dividida entre as duas coisas e começo a cantar, então não rola, haha.
    Tenho pavoooor de quando a capa não combina com o resto da série, morro de ódio, haha.
    Engraçado que tem filmes que vejo e penso "isso tem cara de livro" e aí vou procurar. E fico feliz e com medo de adaptações que histórias que amo muito. Quem nunca, né?
    Nesse momento estou com um livro na bolsa, porque qualquer 10 min de sobra são 10 min de leitura.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Ola Alexia! Tudo bem?
    Nossa, me identifiquei com praticamente todos!! Hahaha acho que só não tenho o costume de cheirar livros.. mas os outros, faço tudo!! Eu amo música ambiente para ouvir com os livros! E li promoção, meu dedinho já clica hahah
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Depende muito do meu humor pra eu escolher um lugar preferido para ler, mas costuma ser na cama a noite. Antes era no sofá da sala a noite também, haha! Como eu tenho um pequeno desvio de atenção, se eu escuto música conhecida enquanto leio, não consigo prestar atenção. Agora se for de músicas desconhecidas, eu gosto, porque aí acabo não cantando a música e sim lendo o livro :P hahaha! Eu faço propaganda dos livros que gosto e leio no stories do Instagram mesmo, porque não é toda amiga minha que gosta dos gêneros de livros que eu gosto, haha! Aaaa não posso entrar em uma livraria que já fico louca. Nessa terça entrei na Saraiva e ela tá toooda com promoção em livros, quase pirei né? Antes tinha entrado na Travessa e quando me vi segurando dois livros na mão, coloquei o livros no lugar e sai correndo da livraria, haha! Porque eu peguei um, sentei no sofá de lá e comecei a ler, depois peguei outro e aí não dá né? Hahaha! Cheiro de livro é muito bom, novo então... nossa, amo! Nossa, isso de ser interrompida durante a leitura acontece direto comigo, por isso prefiro ler de noite, tá todo mundo dormindo e ninguém me atrapalha, hahaha! As vezes mesmo sem ler o livro, levo ele. Hahahaha! Esses dias mesmo, fiquei andando com o Kindle pra cima e pra baixo. Vai que surge uma oportunidade né? Sempre fico louca pra ver os filmes dos livros e fico comparando mesmo, haha! Sobre os gifs, quem não queria ser amiga da Rory né? Adorei o post! Já fez aquele desafio de ler todos os livros que a Rory lê?
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Aléxia

    Eu não tenho um lugar preferido pra ler, leio basicamente em todos os cômodos da minha casa, fico onde eu me sentir confortável naquele momento.
    Sobre ouvir música: detesto. E o problema nem é o barulho, já que leio tranquilamente com barulho de TV e em transportes públicos
    Sobre cheirar livros, não cheiro. Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Por acaso desde que tive o meu Príncipe que se tornou difícil de ler como antes é óbvio mas mal comecei a ficar boa quis voltar a ler... é uma coisa que me dá imenso prazer mesmo! Simplesmente já não me posso dar ao luxo de ler até as 2 da matina ahahahah e sim, eu sou daquelas de vender o seu peixe ahahah preciso de gente para sofrer comigo xD

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderExcluir
  12. Oi! Quando eu vejo que um livro que amo vai ser adaptado eu fico empolgada, mas depois vem o medo do que vai ser apresentado. Hoje mesmo vivi essa sensação quando vi os atores escolhidos para Hush, Hush. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oi Lex. Tudo bem?

    Rapaz, várias manias, em? Não cultivo muito hábitos literários.
    Mas quase sempre faço propaganda dos livros e não gosto quando interrompem minha leitura. kk

    Muito legal o post.
    Xero
    Transbordando pelos dedos

    ResponderExcluir
  14. oi
    tenho alguns desses hábitos, como escutar música quando estou lendo, mas não sempre, piro com a palavra promoção e sempre carrego um livro quando posso, mesmo sem ter certeza se vou ter tempo de ler, além de outros.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Amo cheirar livros, estou sempre com um livro por perto e adoro promoção. <3 :)

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Eu partilho de vários desses hábitos. Eu sou do time que ama ler com música. Eu costumo colocar música clássica, só instrumental, mas música me ajuda muito. Se um livro que vou ler tem playlist, faço questão de ler seguindo a playlist e amando cada detalhe. Cheirar livros, levar sempre um livro, ter um cantinho preferido... Acho que todo mundo que gosta de ler é assim.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

BlogsBrasil