segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

17 Livros para presentear no Natal

Vira o mês de dezembro e tudo que passamos a falar é sobre o Natal. As comidas, os presentes, o clima natalino, o sentimento de gratidão por um ano que chegou ao fim (tenha sido ele bom ou ruim). 

Para quem ama livros, esse fim de ano tem sido um pouco complicado. Agora em 2018 a crise do mercado editorial aumentou muito, muitas livrarias fecharam, muitas editoras estão em estado financeiro preocupante e os nossos amados livros tem corrido grande risco. 

Com isso, está sendo lançada várias campanhas para incentivo à leitura e compra de livros no final do ano. Afinal, eles não são nem tão caros se comparados com presentes que costumamos comprar nessa época. Um livro pode custar o mesmo valor de um batom ou uma blusinha... E, vamos combinar, quantos benefícios há em ler, né?

Por isso, eu decidi fazer uma lista com diversos tipos de livros - para interesses e gostos diferentes - que você pode comprar de presente para dar no amigo oculto, para presentear o/a namorado/a, o vizinho, sua mãe, seu avô... Enfim! 

livros para presentear no natal

Para incentivar adolescentes a ler

Um romance super fofo para incentivar adolescentes que ainda não tiveram o prazer pela leitura despertados, é Fazendo meu Filme, da Paula Pimenta. O romance leve, a linguagem jovem e os interesses da idade farão qualquer adolescente se identificar e ficar viciado na série. Se a pessoa curte histórias de princesas e contos da Fadas, a Paula Pimenta também tem outros livros que são adaptações de histórias da Disney - uma delas (Cinderela Pop) vai virar filme ano que vem! ;)


livros para presentear no natal

Mas nem só de histórias leves vivem os adolescentes, vamos combinar. A Lista Negra, da Jennifer Brown, é um livro praticamente obrigatório para os jovens, que trata de temas sérios, como o bullying na escola. A história é super bem escrita, com narrativa envolvente e que traz muitos ensinamentos importantes. Cartas de Amor aos Mortos também é uma história adolescente que traz temáticas mais sérias e que vale muito a pena a leitura!

Uma autora que eu conheci na minha adolescência e que até hoje eu amo ler é a Sarah Dessen. Seus livros sempre trazem histórias que envolvem romance, amizades e dramas familiares. Cada um tem uma lição muito importante e é impossível você ler e querer largar ele no meio. O meu preferido, sem dúvidas, é Só Escute e eu sempre estou recomendando ele para todo mundo.

Comédias românticas divertidíssimas 

Eu amo dar risada com livros e tem dias que tudo que eu quero é sentar e ler uma história que me divirta bastante. Foi isso que aconteceu quando eu li Lembra de mim, um livro super leve e divertido que me fez dar risadas - mas trouxe umas reflexões bem bacanas também.

Minta que me Ama segue no mesmo estilo, mas tem um toque especialmente porque é uma história que se passa no Natal. E fala muito sobre a ideia de que a vida de todo mundo é perfeita nas redes sociais.

O Clube das Chocólatras é aquele livro que traz a história de quatro amigas - completamente diferentes, vivendo dramas, romances, desamores e em que tudo acaba em chocolate. E esse foi um dos livros mais divertidos que já li :P 

livros para presentear no natal


Romances

Sabe aqueles casais que nos conquistam totalmente, e aí a gente fica torcendo por eles e morrendo de medo que não dê certo o romance? Em Morgenstern é bem assim! Aí você acrescenta MMA, drama e um mistério e deixa o livro ainda mais emocionante!

Mas se você acha que a pessoa para quem pretende dar o livro prefere mais um romance de época, Liberte Meu Coração é uma opção bem diferente das comuns do gênero, mas maravilhosa! Um romance divertido, mas sem perder as qualidades de um bom romance de época!

E quem gosta daqueles romances em que o casal principal é cheio de química e um tanto problemático, Métrica é o livro ideal. Sério! É impossível não se apaixonar logo de cara por Will e Layken. Além disso, o livro tem aquele drama familiar que faz a gente se emocionar várias e várias vezes.


Outros gêneros

Esses falados até o momento são os gêneros que eu mais leio, então pude falar com mias propriedade de cada um deles. Porém, tem alguns outros gêneros que leio de vez em quando, como Suspense/Thriller Psicológico, Fantasia e Não-Ficção, que eu também tenho umas boas indicações e que eu acredito que são boas opções de livros para presentear no Natal. 

livros para dar de presente no natal

  • Suspense/Mistério:  Para quem curte aqueles livros de quebra-cabeça, em que você sempre tenta adivinha o final - e o final é tudo aquilo que você NÃO tinha pensado, eu recomendo muito Garota Exemplar. Esse é aquele livro que tem um baita plot twits. Mas, ele fez muito sucesso - tendo até filme! Então, muita gente já leu, já viu, já recebeu spoiler. Nesse caso, outro que li recentemente que envolve bastante mistério e que eu acabei curtindo muito foi  Em Águas Sombrias;
  • Fantasia: Esse ano eu li duas fantasias INCRÍVEIS, que são bem diferentes. A primeira foi Caraval, um livro que envolve mistério, magia, romance, uma dose de drama familiar e um tantinho de glamour. É aquela história que te faz viajar totalmente de tão bem descrita que são as cenas. A outra que me envolveu totalmente foi Alma?, uma história de fantasia sobre seres sobrenaturais na era vitoriana com muita tecnologia avançada. Ah, o romance aqui também é de arrasar os corações e a protagonista é a mais ácida/divertida da literatura. 
  • Não-ficção: Se você quer presentear alguém que tá passando por um momento super dificil na vida e quer um livro que ajuda a pessoa a encontrar mais esperança e fé, eu recomendo muito Plano B. Esse livro é fantástico e ajuda muito a colocar as coisas em perspectiva, nos auxiliando a encontrar paz em meio as turbulências. Como viver na era digital já é um livro de não-ficção super bacana para quem curte estudar mais sobre as mudanças que a internet tem provocado na humanidade e na construção de nossos relacionamentos. E fala bastante sobre tudo que caiu na redação do ENEM desse ano, viu?

Vocês tem dicas de livros para presentear no Natal também? E, aliás, já compraram algum livro para dar de presente nesse fim de ano? :) Deixa um comentário!

*Comprando os livros pelo link do post, você ajuda a manter esse espaço aqui funcionando! Escrever cada postagem daqui demanda bastante tempo e dedicação. Me ajude a manter o blog no ar ♥ Não custa nada a mais para ti, mas faz bastante diferença ;)

10 comentários:

  1. Oi, Lex! Tudo bom?
    Eu amo e venero essa campanha que nasceu e tem incentivado o pessoal a comprar livros e dar livros de presente <3
    Sempre fiz isso nas datas festivas porque tem nada melhor do que espalhar livros pelo mundo. Esse ano já comprei alguns pra minha prima e pra minha irmã, tô só esperando o amigo secreto da família pra ver o que mais comprar UHASUHASUHASUH
    Adorei o post! Só tem recomendação maravilhosaaaaaaa

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lex!
    Acho essa campanha super válida e benéfica para tds os envolvidos!
    Métrica ali, Garota exemplar, Sophie Kinsella... 😍😍
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caraval está na minha lista, mas ainda não tive oportunidade. Preciso mudar isso logo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Dicas maravilhosas :D

    http://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei as suas dicas, esses livros parecem ser incríveis, certamente eu ficaria muito feliz se ganhasse um.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Aléxia, tudo bem? Livros são sempre uma ótima alternativa para presentear, em qualquer época do ano! Adorei as dicas, super diversificadas para atender todos os gostos! Super aceito livros como presente, hehehe!
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, Aléxia.
    Eu queria dar livros de presente para todo mundo porque é tão mais fácil hehe. Mas conheço poucas pessoas que leem e por isso só dou para essas mesmo. E queria ganhar livros mas nunca me dão com medo de eu já te hehe. Adorei os livros que você selecionou, já li vários deles.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Estou de cara que não li nenhum desses livros, Alexia. Você conseguiu me surpreender. O que mais me chamou a atenção foi O Clube das Chocólatras, que parece ser beeem divertido e tem como tema um dos meus assuntos favoritos. Deu até uma fominha de chocolate agora, acredita? ♡

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
  9. Muito legal essa lista. Tem livros para todos os gostos.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. Queria muito ganhar a coleção completa do protetorado da sombrinha <3


    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir

BlogsBrasil