terça-feira, 13 de novembro de 2018

Cristianismo Puro e Simples, de C.S. Lewis | Resenha #29

cristianismo puro e simples resenha

Cristianismo Puro e Simples é um livro que surgiu de diversas palestras dadas pelo C. S. Lewis à convite da BBC durante a Segunda Guerra Mundial. A ideia das palestras - que mais tarde foram ajustadas para formar esse livro - era explicar de forma clara e simples o que era a fé cristã - qual a base, os fundamentos e argumentos que sustentam a fé. 

Publicado em uma edição especial pela Thomas Nelson Brasil, Cristianismo Puro e Simples é um livro dividido entre quatro livros/partes que tratam de diversos assuntos importantes, desde os mais filosóficos a respeito da cosmovisão cristã aos mais práticos da vida comum.

Título: Cristianismo Puro e Simples
Autor: C. S. Lewis
Editora: Thomas Nelson Brasil
Páginas: 288
Ano: 2017
SKOOB | AMAZON 


Essa é a primeira resenha de um livro cristão no blog e por muito tempo eu fiquei refletindo se traria esses conteúdos para cá. Mas depois que eu li Cristianismo Puro e Simples e me senti tão impactada por esse livro ficou evidente que eu precisava falar sobre essa obra, como ela me ajudou a enxergar novas coisas, reafirmar aquilo que eu já sabia e como ela é importante para quem é cristão e também para aqueles que tem uma curiosidade sobre o que acreditam os cristãos.

Se a conversão ao cristianismo não melhora em nada as ações exteriores de um homem - se ele continua sendo tão esnobe, tão rancoroso, tão invejoso ou tão ambicioso quanto era antes - devemos, na minha opinião, suspeitar que sua “conversão” foi, em grande medida, imaginária. 

O cristianismo é uma religião que sofreu muitas divisões ao longo do tempo e falar em cristão como um grupo único é complicado justamente por causa disso. Primeiro, há os católicos e os protestantes. Dentro dos protestantes há reformados, pentecostais, neo-pentecostais... Há diversas divisões. E isso é algo que muitas pessoas que não são cristãs não percebem.

É dificil você falar em cristãos de modo geral, porque há diferentes opiniões sobre diversos assuntos (teológicos, sociais, históricos) que divergem. E a proposta do Lewis é bem ousada justamente porque ele quer explicar o que os cristãos acreditam, ou seja, o que TODOS os cristãos creem - aquilo que está em comum com a fé de todos, apesar dessas divisões e divergências.

"[...] Deus nos amará mais por sermos bons, mas que Deus nos fará bons porque nos amou primeiro, do mesmo modo que o teto de uma estufa não atrai o sol por ser brilhante, mas brilha porque o sol irradia sobre ele. "

O começo da leitura foi bem complicado para mim e eu deixei o livro de lado por alguns meses. No primeiro livro, Lewis é muito filosófico e fala muito sobre argumentos lógicos que fundamentam a fé cristã como verdadeira. Nesses capítulos eu precisava estar 100% concentrada na leitura e mesmo assim voltava para reler diversos parágrafos. É complexo, mas muito útil.

Seguindo para os próximos três livros foi que a leitura fluiu e eu me vi tão viciada na leitura que tinha que me controlar para não ler demais. O motivo? Eu sentia que era muito conhecimento sendo dado e explicado e muita coisa para absorver. Eu precisava ler com calma para que pudesse ir pensando a respeito de tudo que estava sendo dito, para que eu conseguisse absorver de verdade aquilo e aprender. E foi uma experiência fantástica.

"Mas nunca, nunca deposite toda a sua fé num ser humano, mesmo que seja a melhor e a mais sábia pessoa do mundo. Existe uma porção de coisas interessantes que você pode fazer com areia; mas não vá construir uma casa sobre ela."

 Os assuntos que Lewis trata são difíceis, mas as suas observações são muito inteligentes. Eu ficava assustada em perceber como ele conseguia criar argumentos e explicar de maneira clara verdades tão complexas e difíceis de serem "visualizadas" com clareza. E o que ajudou muito a compreender todas essas coisas foram as metáforas que ele usa o tempo inteiro.


cristianismo puro e simples resenha

Embora eu discorde de alguns pontos teológicos do Lewis, especialmente no que diz respeito ao livre arbítrio, eu fiquei impressionada com a sua sabedoria e inteligência. Eu esperava um livro mais prático, mas ele falou muito ao meu coração e me ensinou muitas coisas novas - e é isso que eu amo em Jesus, mesmo o conhecendo há um tempo, eu ainda sempre consigo aprender mais sobre ele, dele. É uma fonte inesgotável.

O livro trata de muitos assuntos, mas um dos meus preferidos foi a respeito do amor. Tem um capítulo inteiro falando sobre o casamento cristão e Lewis reforça muito a ideia de que o amor é uma escolha e que não devemos basear nossas promessas em meros sentimentos passageiros, como a paixão. Então ele fala a respeito de que o casamento deve se basear em uma promessa de ação (decisão) e não de meros sentimentos, porque é impossível alguém prometer sentir algo para sempre.

Embora trate de temas difíceis e seja uma leitura que requer atenção, Cristianismo Puro e Simples foi extremamente esclarecedor. Foi um livro que me enriqueceu muito espiritual, intelectual e até mesmo emocionalmente.

Nota: 5/5

Entenda as notas: 1 - Ruim, péssimo;  2 - Médio, regular; 3 - Bom, legal;  4 - Muito bom;  5 - Ótimo, incrível; ♥ - É um dos meus preferidos
 Quer acompanhar minhas leituras? Me adiciona/segue no skoob!

14 comentários:

  1. Aléxia, apesar de ser católica eu não conhecia o livro. Mas achei bastante interessante, pois gosto de livros que nos enriquecem de alguma forma e mostra outros pontos de vista!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lex! Tudo bom?
    Já tinha visto esse título por aí, mas nunca tinha parado pra ler a respeito dele. Acho que esse tipo de obra que trata de religião com sensibilidade e empatia é bastante importante, realmente. E eu sempre gostei de como o Lewis misturava fé e as suas crenças mesmo nas histórias fantásticas, então ler a respeito do que ele acreditava deve ser muito interessante!
    Vou ver se consigo comprar na Black Friday.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi comentários bem positivos sobre esse livro, mas ainda não li. Amei sua resenha, só aumentou minha vontade de explorar esse livro!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lex,

    Gosto muito de livros que enriquecem a nossa alma, apesar de não ler muito sobre esse tipo de livro, acho interessante de vezem quando pegar uma obra assim.
    Dica anotada.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Lex! Já tem um tempo que estou querendo ler esse livro, mas ainda não consegui comprar! Quero exatamente essa edição, tomara q fique barato na BF.
    Nunca li nada do autor mas conheço várias passagens dos livros dele e o acho brilhante!
    Bjs
    https://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante, vou colocar na minha lista de leitura
    Beijos
    estou seguindo o blog
    https://oneoffjulia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo diz que a leitura dessa série é difícil, mas eu ainda quero lê-lo, sou cristã, Narniana e fã do trabalho de Lewis. Está na minha wishlist literária.

    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l Beijo.
    Nos encontramos toda seg, qua e sex.

    ResponderExcluir
  8. Leeeeeex (primeiramente eu estava morrendo de saudades do seu blog), eu simplesmente AMO esse livro porque ele foi um divisor de águas na minha vida espiritual. Só entende o peso dele quando se lê. Quando eu vi o título da postagem eu fiquei tão feliz, poderia passar horas e horas falando desse livro e não me cansaria.

    https://covildourado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii Alexia

    A proposta do autor é realmente bem ousada, tentar entrar num consenso do que todos os cristãos acreditam (imagina que só igrejas protestantes hoje temos 38.000 denominações!!), fiquei curiosa pra conhecer as conclusões do Lewis. Eu particularmente gosto muito como ele aborda fé em seus livros, entãop imagino que um livro dele onde ele abertamente trata somente isso deve ser bem interessante. Sou messiânica (venho de uma comunidade de judeus que acredita em Jesus) e apesar de celebrarmos nossa cultura e termos nossas festas, seguirmos a Torá (que é a lei de Deus dada à Moisés) o que nos desliga do Cristianismo e nos faz mais próximos do Judaísmo, ainda compartilhamos a certeza mútua de que Jesus é o Messias que salvou o mundo. Vou anotar a dica desse livro, ver se encontro ele por aí.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. muito interessante conhecer esse livro, acredito que nos dá outra percepção mesmo do cristianismo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Deve ser bem interessante a forma com que aborda o cristianismo.
    Big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas preciso confessar que só pela sua resenha já deu pra perceber que é um livro que conseguiu pegar um assunto "complicado" e levar de forma simples para o leitor. Já vou colocar na minha lista de leitura, porque preciso muito ler. Quando eu era mais nova, fiz catequese e tudo, depois que "cresci" é que deixei de ir a reuniões do grupo jovem ou as missas, então to precisando ler livros leves desse assunto pra tentar me reconectar, sabe? Enfim, gostei que trouxe a resenha desse livro pra cá!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  13. Aléxia vi que é um livro muito interessante pela forma que aborda o Cristianismo, sou cristã também e aqui do Rj, gostei da sua resenha foi bem esclarecedora!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  14. Esse é um livro que vi muita gente comentando a respeito, mas essa foi a primeira resenha que li. Fiquei com mais vontade ainda de conhecer esse autor que muitos falam ser maravilhoso!

    Beijo enorme ❤ Quase Aurora

    ResponderExcluir

BlogsBrasil