sábado, 29 de setembro de 2018

Questões do Coração, de Emily Giffin


Emily Giffin é uma das autoras que eu sempre tive curiosidade em ler, especialmente por ouvir tantos comentários positivos sobre sua narrativa, seus personagens e suas histórias. Quando vi seu livro Questões do Coração no sebo por R$:5, eu o trouxe para casa sem pensar duas vezes e nem ler a sinopse direito.


Título: Questões do Coração
Autora: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Páginas: 440
Ano: 2011
SKOOB | AMAZON

A história começa com o jantar de aniversário de casamento de Tessa e Nick, quando seu marido, que é um renomado cirurgião pediatra, é chamado para uma emergência e tem que sair correndo do restaurante. A criança em questão é Charlie, filho de Valerie, uma advogada e mãe solteira que exclui todos de sua vida, seja relações amorosas ou simples amizades.

Embora Tessa confie de olhos fechados em seu marido e sempre tenha entendido muito bem que a profissão dele exigia sacríficos, ela começa a ficar desconfiada com o distanciamento dele, a falta de intimidade dos dois e a falta de um carinho especial que parece ter sumido desde o momento em que ela decidiu abandonar sua carreira, ter mais um filho e ser mãe em tempo integral.

A situação do casamento de Tessa se agrava quando Nick, Valerie e Charlie parecem se aproximar ainda mais, mesmo sem ela saber disso. Charlie começa a ver em Nick o pai que nunca teve a chance de conhecer, e Valerie começa a vê-lo como um porto seguro em meio a tempestade em que vive sozinha.

As pessoas que você mais ama são as mais difíceis de manter por perto

A narrativa da história, que é leve e fluída, é alternada entre o ponto de vista de Tessa, narrado em primeira pessoa pela mesma, e o ponto de vista de Valerie, que é narrado em terceira pessoa. Eu gostei bastante dessa forma de contar a história, pois dá para ver o ponto de vista de ambos os lados.

Os personagens são muito bem construídos e reais. Tessa é uma mulher inteligente e forte, mas que decidiu abandonar seu emprego como professora para cuidar das crianças quando teve seu último filho, mesmo com todos os avisos de sua mãe afirmando que seu casamento acabaria se ela fizesse isso. Obviamente ela não deu ouvidos, pois Nick sempre demonstrou apaixonado pela esposa e a família que construiu. No entanto o casamento deles vai ficando cada vez mais frio, sem o amor e paixão que antes pareciam esbanjar.



Valerie é uma mãe solteira e uma advogada bem sucedida, mas quando seu filho de 6 anos sofre um acidente em uma fogueira na casa de um coleguinha, suas estruturas se abalam. E mesmo com uma forte regra de não deixar as pessoas entrarem em sua vida e bagunçarem tudo, ela permite que Nick comece a criar laços.

Confesso que em muitos momentos da história eu não sabia de quem ficar com raiva e de quem ficar do lado. Pois é isso que a autora faz: ela nos mostra que ninguém é inteiramente bonzinho ou mau. As pessoas tem seus nuances e, assim como elas, seus relacionamentos funcionam da mesma forma. O casamento de Tessa e Nick está em crise - mas não há um grande vilão, pois cada um tem sua parcela de culpa.

O ódio que me dá força. “Não é assim que deveria ser”, pensei. O ódio não deve nos deixar mais fortes. Mas é isso o que ele estava fazendo.

A história tem um desenrolar bem natural e interessante e, embora o livro seja grande (440 páginas) , eu realmente não achei que foi tedioso ou monótono. Os acontecimentos foram se desenrolando devagar de uma maneira que foi mostrado como determinadas coisas simplesmente acontecem, não por conta um erro de um só, mas uma sucessão de más decisões. Determinadas coisas não acontecem do dia para a noite e sem motivação, mas tudo tem um começo, um ponto de partida. Na verdade, acredito que esse tenha sido o ponto chave do livro: nada é apressado ou forçado.

Pensei em como cada pessoa em um casamento deve à outra a procura pela felicidade individual, mesmo em uma vida compartilhada. Que essa é a única maneira de crescerem juntas, e não separadas.

Além disso, os personagens tem um crescimento e amadurecimento muito grande na história, e ela nos consegue passar boas lições sobre o amor, sobre casamento, amizades e desenvolvimento pessoal (mas nada em um nível de autoajuda, prometo). A história e os personagens são muito bem trabalhados, e o final é bem real.

Minha nota 4 se deve ao fato de eu ter odiado muitos acontecimentos, ter odiado bastante o Nick e ter achado que algumas coisas poderiam ter acontecido de uma forma diferente. Também faltou um ingrediente a mais no livro para me prender e emocionar, para me deixar com as emoções à flor da pele, como o enredo parecia prometer. O livro foi uma boa leitura, me prendeu, me conquistou, ensinou, mas foi morno.

Nota: 4/5 

Entenda as notas: 1 - Ruim, péssimo;  2 - Médio, regular; 3 - Bom, legal;  4 - Muito bom;  5 - Ótimo, incrível; ♥ - É um dos meus preferidos
 Quer acompanhar minhas leituras? Me adiciona/segue no skoob!

32 comentários:

  1. Oi, ALéxia
    Eu adoro os livros da Emily porque ela não traz chick-lit ou histórias passíveis de só acontecer em livros, ela sempre retrata a família e as relações do ser humano como algo crível e normal. Eu já li Ame o que é seu e Laços inseparáveis que é ótimo. No primeiro que citei ela também fala sobre um casal que está casado e um ex da mulher volta das sombras e ela fica nesse vai e vem sem saber com quem fica. O legal da autora é que ela faz a gente odiar seus personagens porque a gente é contra traição e etc, e fica naquela tristeza de saber que o personagem tá fazendo algo errado sabe? Ao menos é isso que eu sinto, e é por isso que ainda não li esse, mesmo querendo muito, porque eu sofro tanto com a parte que está sendo meio que traída que não consigo ver mais nada além disso haha Só me responde, o Nick fica com a mulher ou não? Eu preciso saber!!!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aléxia.
    Esse é um dos livros que menos gosto da autora. Eu não gosto de ler sobre nenhum tipo de traição, já fico com raiva do personagem e foi o que aconteceu nesse. Mas gosto da escrita dela e foi o que me fez ler até o final.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada dessa autora, uma pena não ter atingido tanto suas expectativas! Quem sabe uma próxima obra dela não seja melhor, né?

    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro com muitos ensinamentos.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi Aléxia,

    Não li nada da autora, mas tenho um livro dela aqui parado na estante.
    Ela não me chama muita atenção, mas quero dar uma chance e conhecer sua escrita.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oie Aléxia, a trama parece bem interessante. Achei legal a construção dos personagens ser mais real e a leitura fluída. Fiquei com vontade de ler ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lex!
    Já vi muitos elogios à Emily, mas infelizmente eu não tenho tanta vontade de ler seus livros.
    O tema aqui parece ser um pouco pesado, mas que bom que a autora sobre tratar de forma fluída.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca ouvi falar desse livro! Tô revoltada comigo mesmo, porque parece ser muuuito interessante! Achei a capa uma fofura, acredita? Achei fofo demais!
    Beijos, e tenha um ótimo domingo!

    www.batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderExcluir
  9. Oiii Alexia

    Nossa que achado no sebo! Eu adoro circular pelos sebos a gente sempre encontra livros assim interessantes. Nunca li nada da Giffin mas as resenhas são sempre como esta, com elogios mil. Adorei a construção dos personagens, acho que é normal sentir raiva de algum, principalmente quando a história foi tão bem construída. Adorei a dica, vou pesquisar pra ver se encontro por aqui.

    Beijo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li a obra dessa autora, mas fiquei curiosa.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  11. Oi Aléxia, eu ainda não li nenhum livro da Emily, mas tenho curiosidade em conhecer a narrativa da autora, justamente por ouvir tantos comentários positivos. Adorei a resenha, principalmente quando mencionou o amadurecimento dos personagens que é um fator bem importante nesse tipo de livro que traz uma história emocionalmente carregada. Dica anotada!
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lex! Tudo bom?
    Eu tive umas experiências de leitura bem ruins com a Emily, então tenho zero vontades de pegar qualquer outro título dela pra conferir. O santo não bateu com a autora, então nem tento mais :P ASUHASUHASUHASUHUHAS
    Mas que legal tu ter curtido tanto!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro e nem a autora, mas sabe que a história não me animou não? =\

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  14. Menina, mas com esse roteiro e uma abordagem de dois pontos de vista, ainda assim foi morno? Fique com vontade de saber o final

    Zíper Chique

    ResponderExcluir
  15. Oi, Aléxia

    Eu tenho dois livros da autora, mas ainda não os li. Também acho que os dois lados têm uma parcela de culpa quando as coisas no relacionamento não vão bem, mas nada justifica uma traição. Não gosto muito de enredos assim, nem mesmo quando há ensaios de traição e não a traição de fato.
    Que bom que você curtiu o livro, daria um bom filme.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Esse livro já está na minha lista faz algum tempo, quero logo rsrs. Amei sua resenha!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amo garimpar em sebo, a gente acha muita coisa legal por um preço super bom. Uma pena esse livro não ter sido tão surpreendente, a história é bem boa, tinha tudo para ser incrível!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Alexia, tudo bem? Eu só li um livro da autora e não gostei dos personagens, mas gostei da história de modo geral, acho que deve ser uma característica da autora pelo jeito. Vou adicionar na minha lista de leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lex! Tudo bem?

    Eu já tinha visto esse livro em algumas fotos no insta, mas nunca parei de fato para saber do que ele falava e sinceramente, estou impactada pela sua resenha e nem sei se essa era a sua intenção.
    Eu odeio romances que tenham traição, não importa de qual forma aconteça, eu odeio, então logo no início da resenha, eu já estava com raiva do Nick e da moça que ele se aproxima, mas não sei o que acontece, então estou meio perdida aqui, querendo entender e saber mais da história, mas eu não tenho o livro aqui comigo.
    Sinceramente, você me deixou bem curiosa. Eu preciso desse livro agora e necessito de que ele não seja uma decepção para mim.
    Com certeza irei lê-lo.

    Beijos,
    Magia é Sonhar
    Conheça o nosso Canal

    ResponderExcluir
  20. Oi Aléxia,
    Menina, que achado foi esse! HAHA faz tempo que não compro livrinhos baratinhos assim.
    Nossa, essa autora tem uma obsessão com plots que envolvem traição, geezuis. Esse ano resolvi pegar uns livros dela pra conhecer e já li dois. Um deles tem uma baita romantização de traição e pelo visto aqui também. Mas quero ler, pois a escrita da danada é bem gostosinha.

    até mais,
    Nana e Leticia - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia esse livro mas adorei saber mais, parece ser uma história interessante e envolvente, principalmente por esse lado de mostrar que ninguém é totalmente santo, bom ou mau...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  22. uau!!!

    http://dosedeestrela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Ainda não lemos nenhum livro da autora, a história parece ser bem interessante!! Que pena que ele não atingiu as suas expectativas!!

    beijos

    onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Já ouvi falar super dessa autora, mas nunca dei uma oportunidade. Os livros delas me parecem com os da Kristin Hannah que eu amo taaanto. Quero muito dar uma chance real porque acho que não vou me decepcionar!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto desta autora e ainda não li esse livro, acho que sua característica marcante é que não existem vilões nas suas histórias, como você disse, ninguém é inteiramente bonzinho ou mau, são gente como a gente, e isso me aproxima a história. Também compraria o livro a 5 reais.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  26. ja ouvi muito falar dos livros dessa autora e parecem romances bem legais, gostei de saber mais sobre esse por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  27. Eu já comecei a ler um livro da autora chamado "ame o que é seu", mas como o livro era da minha irmã ela acabou indo embora e levando ele. Mesmo com uma temática que não me prende muito, acho que iria gostar dessa leitura, pois parece ter muitas reflexões e lições de vida.


    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. É EXATAMENTE ASSIM QUE ME SENTI LENDO!
    eu adorei a escrita da aautora, é muito boa, MAS OS ACONTECIMENTOS
    eu queria matar MATAR o Nick
    AFEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
    gostei mas fiquei com uma raiva AFEEEEEE
    apesar de ser bom!
    Que contraditório kkkk

    Aproveitei pra te seguir no pinterest e no facebook e aqui tambem rsrs

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  29. Oi Le, eu amo a Emily! Já chorei com alguns livros dela e ainda não li esse, mas pretendo ler logo. Amo a mistura de diversão e drama que ela traz e a maneira que faz isso. Amei a resenha também e me manda o endereço desse sebo pelo amor de Deus, livros por 5 reais é o meu sonho hahahaha

    beijos,
    www.espelhodoreino.tk

    ResponderExcluir
  30. Eu ganhei esse livro na Bienal de 2011 no stand da Novo Conceito. Tá guardadinho pra eu ler, na fila, haha! Confesso que com a sua resenha to pensando seriamente em passar esse livro pra cima na lista, tinha colocado ele mais pro final justamente pelo tamanho e por eu nunca ter lido livros dessa autora, fiquei com medo de ser uma leitura tediosa, mas já que você me confirmou a leveza do livro, QUERO LER!!! A sua justificação pela nota 4 fez parecer que o livro é tipo uma novela, que tem alguns acontecimentos que a gente odeia e queria que fosse diferente, hahaha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  31. Não é de hoje que ouço falar da autora. Eu tb já tinha visto esse livro, mas essa é a primeira resenha dele que eu li (se já li outra, realmente não me lembrava de nada sobre a história). Infelizmente não me atraiu, mas é só porque não faz o meu estilo de leitura. Pra quem gosta, imagino que seja um prato cheio, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  32. Oi Lex, passando rapidinho pra avisar que eu indiquei um post seu aqui ó,
    http://www.apenasleiteepimenta.com.br/2018/10/6-navegando-por-ai.html
    Beijo!

    ResponderExcluir