segunda-feira, 16 de julho de 2018

Apaixonada por Palavras, de Paula Pimenta | Resenha #18


Quem me conhece sabe o quanto eu amo a Paula Pimenta. Ela foi a primeira autora nacional que eu li e que me "curou" do meu preconceito bobo com livros brasileiros. Desde então, sempre que eu tenho a oportunidade eu leio livros dela. Apaixonada por Palavras foi o mais recente que eu li da Paula e é um livro de crônicas que me conquistou da primeira palavra até a última.


Título: Apaixonada por Palavras
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Páginas: 160
Ano: 2012
Apaixonada por Palavras é um livro que reúne várias crônicas que a Paula Pimenta escreveu durante 9 anos. Sim! A primeira crônica é datada no ano de 2000 e a última no ano de 2009. Os temas são meio variados, como todo bom livro de crônicas, mas falam muito sobre sentimentos: amor, relacionamentos, família, amizades... Ou seja, seria bem dificil eu não gostar, né?

A Paula escreve com uma delicadeza única dela e é tão sutil e doce que eu li as crônicas rapidamente. Sabe quando compramos uma caixa de bombom deliciosa e vamos comendo um docinho atrás do outro sem nos darmos conta? Foi exatamente isso que aconteceu no momento que eu abri as páginas desse livro. Fui lendo uma crônica atrás da outra e não conseguia parar.


O livro conta situações do cotidiano, fala de boas coisas e de coisas nem tão agradáveis. O mais legal é que é muito comum, é muito gente-como-a-gente, o que permite o leitor se identificar rapidamente com as coisas que estão sendo contada. A Paula tem esse dom de trazer situações do dia a dia em suas crônicas e contar de uma forma cheia de emoções e sentimentos. Eu soltei umas boas risadinhas durante a leitura, também fiquei emocionada em alguns momentos e até com o coração bem apertadinho.

"Para o invejoso, não importa aquilo que se ganha, e sim o que o outro perde"

Foi como ler um diário... Ou melhor, foi como sentar para conversar com uma amiga enquanto ela me contava várias coisas de sua vida. Mas toda essa simplicidade não vem sozinha, não. Durante as crônicas a Paula instiga - de modo sutil que só ela sabe fazer - reflexões bem profundas. E é claro que eu não concordava 100% com as coisas que ela dizia, o que foi bem interessante, já que me fez parar para pensar em coisas que até então eu não tinha refletido.


O interessante também de ler essas crônicas que foram escritas ao longo de quase uma década é acompanha o desenvolvimento da Paula como escritora e até mesmo como ser humano. Através das crônicas vamos conhecendo mais dela e vamos vendo como ela vai mudando com o passar dos anos. E isso é muito impressionante, o poder que as palavras tem de nos fazer perceber essas coisas simples.

Assim como o antigo amor trouxe para perto as tais lágrimas do mundo, um novo pode enviá-las para bem longe... Talvez seja assim com os sorrisos também. Um número determinado, que fica circulando pelo mundo, procurando um coração livre para entrar... 

Embora não seja um hábito meu citar nas resenhas a "beleza" de um livro - afinal, o conteúdo importa muito mais né -, eu não posso simplesmente não falar na delicadeza dessa obra. As páginas são meio rosadas, o que super combina com o que estamos lendo e a diagramação é extremamente bonita. Quem trabalha com essas coisas sabe como é importante fazer uma arte que condiz com o conteúdo do que estamos lendo. E sem dúvidas esse livro é lindo de todas as formas!

De todo modo, o livro foi tão gostoso que quanto mais eu lia, menos eu queria que ele acabasse. E no final das contas eu devorei todas as suas 160 páginas em menos de duas horas! Recomendo muito a leitura! 

Nota: 5/5 

Notas: 1 - Ruim, péssimo;  2 - Médio, regular; 3 - Bom, legal;  4 - Muito bom;  5 - Ótimo, incrível; ♥ - É um dos meus preferidos
 Quer acompanhar minhas leituras? Me adiciona/segue no skoob!


Compre 'Apaixonada por Palavras' na Amazon: 


12 comentários:

  1. Amei seu post, não conhecia o trabalho dela, mas me encantei!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aléxia
    Gosto muito da Paula Pimenta mas acho os livros dela em sua maioria bobinhos demais, então leio mais por diversão mesmo. Não conhecia esse livro mas não sei se leria porque não sou fã de crônicas, gosto mais de uma história corrida, mesmo assim vou anotar a dica.
    Beijos
    http://suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  3. A cada resenha que leio de alguma obra da Paula Pimenta, mais vontade tenho de adquirir algo dela. Ainda vou conseguir. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, ainda não tinha visto nada sobre ele. Mas fiquei bem entusiasmada para conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Eu também já tive esse preconceito com autores nacionais mas descobri que tem sim livros maravilhoso. Anotei o livro porque adorei sua resenha e não conhecia a Paula ainda.
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Aléxia, tudo bem? Até pouco tempo atrás eu priorizava a leitura de livros estrangeiros, mas desse ano em dia eu estou apostando em alguns livros de autores nacionais e estou adorando. Ainda não tive a oportunidade de ler um livro da Paula Pimenta, mas só leio ótimas opiniões a respeito das obras dela, por isso tenho muita curiosidade em ler algum deles. Não sou muito fã de crônicas, gosto de uma história com início-meio-fim no mesmo livro, mas adorei a indicação, deve ser muito gostoso de ler um livro como se fosse um diário. E adorei ainda mais saber sobre a "beleza" e páginas rosadas, deve ser fofo.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro. Tem uma amiga que insiste sempre pra eu ler e eu já amo a Paula de MVFS e FMF então né <3

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lex!
    Não conhecia esse trabalho da Paula, mas fiquei bem interessada em conferir. De vez em quando eu curto ler umas crônicas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lex! Tudo bem?

    Acredita que eu nunca li nada da Paula Pimenta? Infelizmente, nunca cheguei a ler nada da autora, mas só ouço elogios a ela e então preciso urgentemente conhecer o trabalho dela.
    Eu adoro quando um livro de contos consegue ser realmente bom e este parece ser, ainda mais porque gostei do fato dela ter escrito ele ao decorrer de nove anos, como você falou, dá para acompanhar bem a evolução de um escritor assim.
    Espero poder ler o livro e gostar assim como você gostou.

    Beijos,
    Magia é Sonhar
    Conheça Nosso Canal

    ResponderExcluir
  10. Oii Lex.
    Eu sou do tipo que não gosta muito das obras dessa autora. Li Fazendo meu filme e e achei bem sessão da tarde. Contudo, não posso julgar por uma unica obra. Você me fez perceber que devo dar mais uma chance. Amei a premissa desses livro/ contos
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  11. Já li esse livro, é um amorzinho né? Eu amo a Paula!
    Beijos!!
    www.paaradateen.com/2018/07/iphone-5se-o-que-tem-no-meu-celular.html

    ResponderExcluir

BlogsBrasil