Como Não Perder o Duque, de Lygia Camelo Santiago | Resenha #44



Sabe aquele livro que te conquista à primeira vista? Foi exatamente Como Não Perder o Duque! E agora estou aqui para contar o que é esse romance de época um tanto fora dos padrões e que conquistou um pedacinho do meu coração.

Título: Como Não Perder o Duque
Autor: Lygia Camelo Santiago
Editora: Independente
Páginas: 196
Ano: 2018
Nota: 4/5
SKOOB | AMAZON (Disponível no Kindle Unlimited!)



Sinopse 'Como Não Perder o Duque'


Desde sempre, Richard Ackerley procurou fugir de casamento - e especialmente das moças que buscavam firmar um compromisso eterno com o Duque de Wanthrop. Porém, aos 32 anos a Duquesa avisa à sociedade que seu filho está em busca de uma esposa. Mesmo com seu mau humor constante, intensificado após o golpe recebido ao ter um carregamento de sedas roubadas, Richard não espanta as jovens da temporada. Muito pelo contrário, elas parecem estar ainda mais desesperadas para que o Duque as note.

Lara é uma jovem que ainda está passando pelo luto da morte de seu tio, que a criou. Porém, não há muito tempo para seus sentimentos quando ela está à beira da falência, sem dinheiro mesmo para o dote, e sua única saída é assumir os negócios secretos do tio: o contrabando de mercadorias.

Em um dos salões de festas londrinos, os dois se encontram e uma dança se torna duas. Lara é uma jovem diferente de todas que Richard conheceu - não fala sobre outras mulheres, nem mesmo sobre futilidades. Ela tem visões sobre negócios, contabilidade, política. E não tem medo de debater com ele e dizer o que pensa. Mas o que ele pensará dela quando descobrir os negócios que ela assumiu após a morte de seu tio? E quando souber que ao contratar Tom Hart estava na verdade a contratando para recuperar as suas sedas roubadas?

Minhas opiniões


Como Não Perder o Duque é um aquela história que só pela sinopse já dá vontade de ler. Temos uma mocinha assumindo negócios arriscados, mas que é super inteligente e destemida. Um mocinho levemente grosseiro, mas que tem todo o charme necessário para conquistar o coração das leitoras. Temos um enredo que desperta a curiosidade de ler tudo até o fim.

A autora tem uma escrita muito boa para romance de época - utilizando de uma linguagem mais formal, adequada para a época na qual a história se passa, mas que não deixa o livro chato ou dificil de ler. Na verdade, é aquele livro que você lê, no minimo, 50 páginas sem nem perceber! A história flui de uma forma bem rápida, sem se ater muito à detalhes desnecessário, com personagens cativantes, e um enredo cheio de surpresas que instiga um tanto da nossa curiosidade em prosseguir a leitura até o fim.

Eu amei a química que existe entre Lara e Richard, é aquele casal que fica claro que super combina e que nasceu para ficar junto, sabe? Me fez suspirar lendo e eu conseguia imaginar claramente cada cena dos dois. Porém, algo que me incomodou na leitura foi que, em vários momentos, andou rápido demais. Eu queria ter mais diálogos entre Lara e Richard, mais cenas descritivas quando eles estavam juntos, algo mais prolongado, que fizesse com que eu me sentisse mais próxima aos personagens, seus sentimentos, motivações...

Se não fosse por isso, eu teria com certeza dado 5 estrelas. Achei a história bem diferente dos outros romances de época que já li e a Lygia escreve super bem, além de ter criado um enredo que tem sentido - conseguindo fechar todas as pontas e dando um final delicioso para o livro. Eu gostei bastante!

E você? Já conhecia esse livro? Me conta aqui embaixo qual foi o último romance de época que você já leu - ou se gosta desse gênero!



You Might Also Like

3 comentários

  1. Oie,
    Faz tempo que não leio um romance de época, adoro os da Julia Quinn, e não conhecia esse.
    Amei essa capa! Bem linda e essa combinação de cores é perfeita.
    Beeijo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  2. Eu já compraria o livro pela capa que está linda, fiquei super interessada nele é o tipo de história que amo ler e fiquei bem curiosa com ele

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lex
    Eu amei essa capa e super quero ler esse livro. Falou que tem linguagem formal e tudo, já quero! Meu problema com os romances de época brasileiros é que as autoras não investem na narrativa, e isso não me faz achar que é um romance do gênero sabe. Mesmo assim anotei a dica.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas